Licenciatura En El Rn

Páginas: 21 (5075 palabras) Publicado: 30 de septiembre de 2011
LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA: O CASO DO RN
Yane de Andrade Ramalho
(UFRN/RN)
Thaís Cordeiro Souza de Morais
(UFRN/RN)
Juslenno Ventura dos Santos
(UFRN/RN)
Izabel Souza do Nascimento
(UFRN/RN)

Introdução
    Este estudo revela a situação atual do ensino de língua espanhola no estado do Rio Grande do Norte, baseado na coleta de dados e na pesquisa bibliográfica, fazendo-se usode metodologia de pesquisa teóricas e empiricas, lançando mão de instrumentos de pesquisa variados, como entrevistas ao órgão responsável pela educação no estado do Rio Grande do Norte; pesquisas às legislações vigentes, como também, em trabalhos teóricos sobre o tema abordado em periódicos locais.
    Um ponto de destaque é a falta de concurso para professores formados. No estado existem trêsinstituições formadoras de professores de espanhol, duas dessas muito recentes e com apenas duas turmas formadas. A universidade estadual formou várias turmas nos últimos anos, mas o governo estadual não absorveu esta mão de obra e, contrariando a lei, a secretaria estadual de educação visando suprir a necessidade de professores de língua espanhola resolveu “qualificar” professores já concursados deoutras licenciaturas para serem professores de espanhol. Para atender a lei 11.161/2005 que, trata da implantação do ensino do espanhol como língua estrangeira obrigatória para o ensino médio e facultativo para alunos do ensino fundamental II, a secretaria de educação do estado lançou mão de artifícios perigosos do ponto de vista acadêmico. Esta instituição governamental em parceria com aConsejería de Educación promoveu um curso de atualização ou capacitação com carga horária de no máximo 120h.
Enquanto um professor é formado em licenciatura com quase 3.000 horas, um professor é entregue à sala de aula com um curso de 120 horas vivenciadas sem nenhum tipo de controle dos conteúdos aprendidos durante o curso. Assim, a realidade na prática do ensino de língua espanhola no RN, é que esseensino nas escolas públicas no município de Natal, por exemplo,  foi implantado em total desacordo com a lei no ano de 2010, com uma tímida e preocupante qualificação desses profissionais, já que não possuem graduação especifica em espanhol e também porque a oferta proposta pelo estado contempla somente algumas escolas, e apenas, o primeiro ano do ensino médio. Podemos afirmar então que, não existeensino efetivo da língua espanhola no estado nos termos da supracitada lei.
A seguir será apresentada a realidade atual do ensino da língua  espanhola  no estado do Rio Grande do Norte, através desta pesquisa,  dos sujeitos, procedimentos e materiais que foram utilizados durante uma entrevista realizada para a elaboração deste estudo concluindo com   a análise desses dados.

1 O método/metodologia

A partir do percurso histórico do ensino do espanhol desde a época imperial até a lei 11.161/2005, percebe-se que o espanhol ficou esquecido na legislação brasileira por 50 anos, depois de ter sido mencionada em 1942, com a reforma Capanema, ele só volta a ser mencionado em 2005 com a lei de implantação.
Assim, com a lei 11.161/2005 há um grande avanço no ensino de línguas no país, poiscom esta lei, foi disposto a opção por uma segunda  língua estrangeira (no caso o espanhol), diferente da língua inglesa, que  era a língua predominante no ensino escolar brasileiro, até então.
Neste sentido, este trabalho teve por finalidade mostrar (investigar) a realidade atual do ensino de espanhol no estado do Rio Grande do Norte através de uma entrevista composta por 5 questões sobre asituação atual do ensino do espanhol, realizada à secretaria de educação do estado, como também a pesquisa de dados sobre o tema em diversas fontes, para então entender como foi introduzido o curso de graduação em licenciatura em língua espanhola no estado.
Na realização da entrevista, a escolha deste órgão, se deu por ele ser responsável pela educação e obtenção de informações sobre esta em todo o...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • RN
  • Clasificacion del rn
  • pae de rn
  • Proceso del rn
  • Rn. critico
  • Generalidades rn
  • atencion en el RN
  • patologias del rn

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS