Lincenciada Educação Especial

Páginas: 5 (1136 palabras) Publicado: 16 de enero de 2013
CARACTERÍSTICAS DA PROGRAMAÇÃO
EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Há consideráveis diferenças entre a programação que se realiza para a educação de crianças não deficientes e a da criança que necessita de Educação Especial.
As principais características que deve possuir a programação em Educação especial são as seguintes:

1ª A programação em Educação Especial é individual
Quer dizer, é programadapara cada criança, de acordo com as suas necessidades, deficiências, possibilidades, ritmo, características individuais. Na educação normal, se for desejável uma programação individualizada, programa-se para todo um grupo, embora, é claro, o professor tratará de se adequar a cada uma das crianças.
Em Educação Especial, programa-se sempre para uma determinada criança, da qual conhecemos o relatóriodescritivo, elaborado por uma equipe multiprofissional ou, na ausência deste, o resultado da observação iniciada concluída pelo mesmo professor.

2ª A programação em Educação Especial dá mais importância às actividades
Com o desenvolvimento da psicologia evolutiva constatou-se que a criança aprende melhor fazendo, no caso da criança com dificuldades, parece que podemos afirmar que ela “aprendesomente fazendo”.
Daí deriva a utilização de actividades na educação da criança especial.
Se para a aprendizagem de um determinado conteúdo, uma criança “normal” demora uma semana, uma deficiente mental pode demorar seis meses (coloquemos por exemplo, “a discriminação dos lados direito - esquerdo em si mesmo” que uma criança sem dificuldades específicas aprende com relativa facilidade em poucotempo e, no entanto, uma criança deficiente mental disléxica requererá muito mais tempo).
Isto sugere que para poder manter ocupada durante muito tempo uma criança com um determinado conteúdo, será necessário dispor de um grande e variado número de actividades; do contrário, o que faríamos seria repetir diariamente as mesmas actividades, conseguindo o aborrecimento e a desmotivação total pelaaprendizagem como consequência da forte carga de monotonia.



3ª A Programação em Educação especial decompõe mais os objectivos
Trata de se ter com mais precisão a uma subdivisão gradual na consecução de objectivos. “Discriminar seus lados direito - esquerdo”, pode ser um objectivo adequado para uma criança “normal”; no entanto, para uma criança deficiente, este objectivo deveria ser subdivididoem vários passos intermédios: 1. discriminar os lados direito - esquerdo em si mesmo; 2. nas demais pessoas colocadas ao seu lado; 3. nos animais; 4. nos objectos; 5. nas pessoas desenhadas; 6. nos animais desenhados; 7. nos objectos desenhados; 8. nos demais, colocados à frente...

4. A programação em Educação Especial se preocupa mais com os objectivos
atitudinais e comportamentais
Assimcomo a escola normal hipertrofiou – como resultado de sua herança atávica – as aquisições culturais – académicas, esquecendo, em grande parte, da formação afectiva, social e comportamental, a Educação Especial trata fundamentalmente, de formar estes outros aspectos. E isto é especialmente válido para os deficientes mentais, já que eles estão especialmente limitados para as aprendizagens culturais.Tratar-se-á, então, de desenvolver aquelas dimensões nas quais se pode atingir um nível de adaptação social mais satisfatório.

5ª A programação em Educação Especial se efectua partindo do principio de um
“ensino para o êxito”
Na programação se deve prever a maneira como uma criança passa de um conteúdo a outro, de modo que o domínio do anterior seja garantia do domínio natural doseguinte.
A introdução de um novo conteúdo é feita, quando se tem constância da preparação e maturação adequada para assimilá-lo. Não se deve introduzir um conteúdo sem a maturação prévia, o que condenaria a criança a um aprendizado deficiente.
Frequentemente, propõem-se tarefas, exames..., para os que não possuem a assimilação mínima, condenando, por isso, a criança ao fracasso, na tarefa e no...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • lincenciado
  • lincenciada
  • lincenciada
  • lincenciado
  • Lincenciado
  • lincenciado
  • Lincenciada
  • Lincenciado

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS