Livro O Guarani

Páginas: 5 (1227 palabras) Publicado: 3 de octubre de 2012
Livro o GUARANI

Livro: O Guarani
O Guarani é um romance escrito por José de Alencar.
Personagens
Em geral, os personagens seguem , com traços marcadamente simbólicos (herói, heroína/protagonistas, antagonistas), destituídas de personalidade.
Héroes:
* Peri, personagem-protagonista.
* Cecília.
Sobre o autorPois é preciso levar em conta que o escritor é um clássico da literatura brasileira e que O Guarani, é o primeiro romance de vulto do autor .
O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça.Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”.
Como foi escrito o livro
O Guarani foi escrito sob a forma de folhetins para o Diário do Rio de Janeiro.
Gênero: romance histórico indianista .
- Foco narrativo: 3ª- pessoa .
- Tempo: 1604 — época colonial .
- confronto de raças e de culturas.
- imposição da cultura branca.
Introducao

O livro o guarani,trata de uma historia deromance ,que ocorreu em 1604,na epoca colonial.Trata tambem de um constante confronto de cultura e raças.O personagem Loredano,quer destruir a familia de D. Antônio,e a todos os agregados.Faz pacientemente seu plano de destruição.

Mais a filha de D. Antonio e constantemente vigiada por um indio forte e corajoso,chamado de Peri,ese indio ja salvou ceci a filha de D. Antonio de uma avalanche depedras,e resebeu a mais alta gratidao do pai dela por ter salvo ela,e espontaneamente ceci comesou a gostar de peri como um irmao.

D. Antonio tinha um filho chamado Diogo ,que tinha ido caçar,e acidentalmente matou uma india amoire,e os indios amoire queriam vingança e en um banho de ceci,queriam matarla.E ai foram surpreendidos por Peri os indios amoire e acontece uma luta.

Peri ia sersacrificado quando foi salvo por alvaro,eo portugues apaixodo pela irma adotiva de ceci,e depois de ser salvo por alvaro fez uma longa jornada Peri e cecilia,ceci transtornada nao queria mais voltar ao Rio de janeiro e obtou para ficar morando com Peri na floresta.
Desenvolvimento
O Trabalho foi desenvolvido,atravez da leitura do livro,na internet pelos alunos do grupo,e foi feito paso a pasodiscutindo e melhorando o trabalho pelos alunos.Atravez das instruçoes dada pela professora.

Bibliografia

O Guaraní
|
Na primeira metade do século XVII, Portugal ainda dependia politicamente da Espanha, fato que, se por um lado exasperava os sentimentos patrióticos de um frei Antão, como mostrou Gonçalves Dias, por outro lado a ele se acomodavam os conservadoristas e os portugueses de poucobrio. D. Antônio de Mariz, fidalgo dos mais insignes da nobreza de Portugal, leva adiante no Brasil uma colonização dentro mais rigoroso espírito de obediência à sua pátria. Representa, com sua casa-forte, elevada na Serra dos Órgãos, um baluarte na Colônia, a desafiar o poderio espanhol. Sua casa-forte, às margens do Pequequer, afluente do Paraíba, é abrigo de ilustres portugueses, afinados no mesmoespírito patriótico e colonizador, mas acolhe inicialmente, com ingênua cordialidade, bandos de mercenários, homens sedentos de ouro e prata, como o aventureiro Loredano, ex-padre que assassinara um homem desarmado, a troco do mapa das famosas minas de prata. Dentro da respeitável casa de D. Antônio de Mariz, Loredano vai pacientemente urdindo seu plano de destruição de toda a família e dosagregados.
Em seus planos, contudo, está o rapto da bela Cecília, filha de D. Antônio, mas que é constantemente vigiada por um índio forte e corajoso, Peri, que em recompensa por tê-la salvo certa vez de uma avalancha de pedras, recebeu a mais alta gratidão de D. Antônio e mesmo o afeto espontâneo da moça, que o trata como a um irmão. A narrativa inicia seus momentos épicos logo após o incidente em...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • livro
  • Livro
  • Livros
  • Livre
  • A Representação Indigena Guarani Em Livros Memorialistas
  • El Guaraní
  • Guaranies
  • Guaranies

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS