Lo Mas Nuevo

Páginas: 5 (1021 palabras) Publicado: 22 de noviembre de 2012
Em eletrônica e circuitos digitais, o flip-flop ou multivibrador biestável é um circuito digital pulsado capaz de servir como uma memória de um bit. Um flip-flop tipicamente inclui zero, um ou dois sinais de entrada, um sinal de clock, e um sinal de saída, apesar de muitos flip-flops comerciais proverem adicionalmente o complemento do sinal de saída. Alguns flip-flops também incluem um sinal daentrada clear, que limpa a saída atual. Como os flip-flops são implementados na forma de circuitos integrados, eles também necessitam de conexões de alimentação. A pulsação ou mudança no sinal do clock faz com que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e na equação carecterística do flip-flop.
De forma geral podemos representar o flip-flop como umbloco onde temos 2 saídas: Q e Q', entrada para as variáveis e uma entrada de controle (Clock). A saída Q será a principal do bloco. Este dispositivo possui basicamente dois estados de saída. Para o flip-flop assumir um destes estados é necessário que haja uma combinação das variáveis e do pulso de controle (Clock). Após este pulso, o flip-flop permanecerá neste estado até a chegada de um novopulso de clock e, então, de acordo com as variáveis de entrada, mudará ou não de estado.
Quatro tipos de flip-flops possuem aplicações comuns em sistemas de clock não-sequencial: flip-flop T ("toggle"), flip-flop S-R ("set-reset"), flip-flop J-K e o flip-flop D ("delay").O comportamento de um flip-flop é descrito por sua equação característica, que prevê a "próxima" (após o próximo pulso de clock)saída, , em termos dos sinais de entrada e/ou da saída atual, .
O primeiro flip-flop eletrônico foi inventado em 1919 por William Eccles e F. W. Jordan. Ele foi inicialmente chamado de circuito de disparo Eccles-Jordan. O nome flip-flop posterior descreve o som que é produzido em um alto-falante conectado a uma saída de um amplificador durante o processo de chaveamento do circuito.[
Flip-flop TSe a entrada T estiver em estado alto, o flip-flop T (toggle) inverte seu estado sempre que a entrada de clock sofrer uma modificação. Se a entrada T foi baixa, o flip-flop mantém o valor do seu estado. Seu comportamento é descrito pela seguinte equação característica:

O símbolo do flip-flop T, onde > é a entrada de clock, T é a entrada de toggle e Q é informação de saída armazenada.(expandindo o operador XOR)
e pela tabela verdade[1]:
T Q Q*
0 0 0
1 1 0
0 1 1
1 0 1
Q* → Estado seguinte do Q
Flip-flop S-R Sincrono

Diagrama de tempos de um flip-flop SR
Um flip-flop S-R Sincrono depende da habilitação de suas entradas por um sinal de clock para que essas possam alterar o estado do mesmo. Este sinal pode operar de duas formas: mantendo as entradas ativas durante todo operíodo do pulso ou apenas no instante da mudança de estado do sinal de clock. Essas duas formas de operação podem ser denominadas como modo clocked e modo triggered, respectivamente.
O flip-flop "set/reset" ativa (set, muda sua saída para o nível lógico 1, ou retém se este já estiver em 1) se a entrada S ("set") estiver em 1 e a entrada R ("reset") estiver em 0 quando o clock for mudado. Oflip-flop desativa (reset, muda sua saída para o nível lógico 0, ou a mantém se esta já estiver em 0) se a entrada R ("reset") estiver em 1 e a entrada S ("set") estiver em 0 quando o clock estiver habilitado. Se ambas as entradas estiverem em 0 quando o clock for mudado, a saída não se modifica. Se, entretanto, ambas as entradas estiverem em 1 quando o clock estiver habilitado, nenhum comportamentoparticular é garantido. Isto é comumente escrito na forma de uma "tabela verdade"
Q Q* S R
0 0 0 X
0 1 1 0
1 0 0 1
1 1 X 0
Q* → Estado seguinte do Q

Estrutura de um Flip-Flop S-R
Exemplo com a tabela verdade mostrando o estado anterior:
S R Qant Qfim Qfim* DESCRICAO
0 0 0 0 1 Fixa Qfim = Qant
0 0 1 1 0 Fixa Qfim = Qant
0 1 0 0 1 Fixa Qfim = 0
0 1 1 0 1 Fixa Qfim = 0
1 0 0 1 0 Fixa...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • lo mas nuevo
  • lo mas nuevo
  • lo mas nuevos
  • lo mas nuevo
  • lo mas nuevo
  • Lo Mas Nuevo
  • lo mas nuevo
  • Lo Mas Nuevo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS