Logística - Lista 1.1

Páginas: 6 (1452 palabras) Publicado: 25 de febrero de 2013
LOGÍSTICA
LISTA DE EXERCÍCIOS 1

QUESTÃO 1
O gerenciamento de suprimentos compreende toda a gestão da matéria-prima até o produto final, levando em conta os processos de compra de materiais, venda de produtos e armazenagem. Quanto à logística empresarial, esta trata do relacionamento entre as áreas da empresa. Com isso, pode-se dizer que a gestão da cadeia de suprimento possui uma abordagemmais ampla, pois compreende outros elos da cadeia (fornecedores, clientes) e não se limita apenas ao contexto da empresa.
QUESTÃO 2
a) Foco maior na movimentação do produto.
b) Foco maior na tecnologia empregada na fabricação dos produtos.
c) Foco maior na distribuição dos produtos no mercado europeu e no fluxo de informações.
d)
e)
f) Foco maior na produção e nosuprimento de matérias-primas (mais barato).
g)
QUESTÃO 3
Pode-se dizer que o principal fator neste sentido está relacionado à integração e é proporcionada pela logística entre as áreas funcionais de uma empresa, mostrando como uma boa logística é importante para o correto funcionamento delas. Por exemplo, caso as matérias-primas não sejam entregues a tempo, a área de produção não poderá fabricaro produto e área de marketing não poderá vendê-lo. Além disso, esta coordenação propiciada pela logística geralmente incorre em custos operacionais (logísticos) para a empresa, impactado diretamente a área de finanças.
QUESTÃO 4
a) A principal diferença possivelmente está no fato de uma empresa de serviços entregar um produto intangível, enquanto uma empresa manufatureira entrega um produtofísico, tangível. Quanto às semelhanças, pode-se citar, por exemplo, o planejamento da localização (da fábrica ou das centrais de atendimento), planejamento das capacidades (de produção ou de atendimento), entre outros.
b) Em uma organização não-lucrativa, o foco pode estar muito mais em preocupação com a qualidade do produto (bom estado de uma obra de arte ou instrumento musical). Em relaçãoàs semelhanças, tem-se o planejamento da demanda (pelos produtos da empresa manufatureira ou de espectadores para um show ou exibição), importância das atividades de transporte (distribuição de produtos acabados ou movimentação de quadros ou instrumentos musicais) etc.
c) Quanto às semelhanças, tem-se, principalmente, a logística de suporte para fornecimento de mantimentos, armas, munição aossoldados, que se assemelha ao suprimento de insumos para uma empresa manufatureira. Por outro lado, no caso das forças armadas existe uma tendência de menor exigência dos clientes e custos possivelmente menores.
d) No caso do varejo, tem-se que a proximidade com o cliente gera uma necessidade de maior disponibilidade de produtos e custos menores.
QUESTÃO 5
Uma maior eficiência das operaçõeslogísticas permite um melhor acesso ao mercado internacional e a custos aceitáveis, além entregas em prazos menores, possibilitando, assim, garantir um melhor serviço e elevar o nível do comércio exterior.
QUESTÃO 6
Porque como a logística é responsável pelo planejamento, compra e movimentação das matérias-primas para a fabricação de produtos acabados, além de atuar no planejamento da demanda edistribuição destes produtos aos clientes, é compreensível que, em certos casos, a logística já esteja embutida nas atividades dos setores de produção e marketing.
QUESTÃO 7
As atividades-chave da função da logística empresarial dividem-se basicamente em abastecimento físico (gerência de materiais) e distribuição física dos produtos acabados. Estas atividades compreendem, entre outras:
*Previsão de demanda
* Planejamento de necessidades de materiais e de compras
* Armazenagem / Controle de estoques (de materiais e de produtos acabados)
* Planejamento da distribuição
* Manutenção de informações
* Transporte
* Processamento de pedidos
* Marketing / Vendas e serviço ao cliente

a) Atividades como o planejamento de necessidades e das compras dos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Laboratorio 1.1 modelo logistico de poblacion con recoleccion blanchard
  • Logistica Del Mortero Listo
  • PROYECTO DE LOGISTICA LISTO TODO
  • 1.1 Listado de Áreas Naturales de México de acuerdo a su clasificación
  • 1.1 El liderazgo
  • ensayo 1.1
  • tares 1.1
  • rubrica 1.1

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS