Los grises ,portugués

Páginas: 24 (5884 palabras) Publicado: 10 de junio de 2010
Franquismo.
Podemos entender por Franquismo como o regime totalitário que teve lugar na Espanha desde 1939 ate 1975, no qual o país foi dirigido por uma única pessoa e esta direcçao obtida através de um ataque militar.Algumas das caraterísticas mais importantes deste período sao as seguintes:
-Concentraçao do poder político em Franco (dirigente). Artiparlamentarismo e antiliberalismo.-Anticomunismo.Pode -se observar no envio de tropas para combater contra o comunismo russo na Segunda Guerra Mundial (“División Azul”).
-Nacionalcatolicismo.A Igreja teve um importante papel na afirmaçao do franquismo através de apoio publico e prático ao mesmo tempo.
-Defesa da unidade da Patria.Negativa a qualquer autonomia das comunidades ,fomentando a ideia de unidade nacional e obrigando a entendero castelhano como a linguagem da Espanha,pondo as outras linguas num segundo plano.
-Militarismo.Grande importancia do regime militar (desfiles ,uniformes,himnos...).
-Rasgos fascistas.Utilizaçao da violência como meio político.Alguns aspectos como o cumprimento fascista foram atenuados depois da derrota de Hitler e Mussolini.
Bases sociais da ditadura.
Principalmente o regime foi apoiado porfamilias ricas que depois seriam recompensadas,criando una oligarquía senhorial e financeira, e voltando a colocar estas familias no "seu lugar".Também obteve o apoio das classes medias rurais de parte do Norte e de Castilha ,infuenciadas fortemente pela Igreja.
A maior parte das classes medias urbanas e das classes trabalhadoras nao apoiaram a ditadura.
Nos primeiros anos depois da Guerra,nao existiu apenas uma resistência e oposiçao real ao Regime,algo que apareceu nos anos 60 ,ao mesmo tempo Espanha experimentava uma expansao económica.
Bases políticas do régime.
O regime baseou- se principalmente num monopartidismo ,e numa perseguiçao e repressao contra as pessoas que tinham apoiado a República.Em 1937 concentrou- se num mesmo partido os distintos partidos que haviam intervido afavor do alçamento ,Carlistas e Falange ( F.E.T de las J.O.N.S. Falange Española Tradicionalista de las Juntas de Ofensiva Nacional Sindicalista.),conjuntamente seriam entendidos como o "movimento nacional".
Falangistas. A Falange tinha mudado muito desde que era um pequeno partido independente até quando formou parte do grande partido dirigido por Franco e que governava Espanha.Estaorganicaçao foi importante nos primeiros momentos do alçamento,mas uma vez finalizada a guerra ,a sua relevancia foi diminuindo.
Militares.Os militares igualmente os outros grupos estiveram subordinados a Franco.Algumas personalidades importantes do regime foram militares (Carrero Blanco).
Católicos.A Igreja teve uma grande importancia neste regime , ja que a diferença do regime nazi que se baseava naexistência de uma raça "ariana",o regime franquista basava- se na ideia do catolicismo,ortogando o poder a Franco pela graça de Deus.
Monárquicos-Carlistas.Franco obteve o apoio deste grupo para revoltar-se contra a República,mas depois Franco nao agradeceu suficentemente o seu apoio e perderam grande importância.Franco queria para si mesmo todo o poder ,por isso nao recompensou as familias que ohaviam apoiado.

Pós guerra.
Uma vez finalizada a guerra, o rumo do país cambiou drasticamente, de estar numa sociedade avançada e progressista onde a mulher podia votar a uma sociedade onde as restrições são enormes e todos tinham medo do ter algum enfrentamento com um vizinho por que este podia acusar- o de ser "rojo" e então poderia facilmente ser condenada a morte, sim ter apenas provas querespaldem a sua culpabilidade.
O regime baseou- se principalmente no manutenção e defesa do ordem público, o que fiz que isto fosse o seu ponto mais importante, e ao mesmo tempo o mais fraco ,porque mostrava o ponto onde mais dano podiam fazer os ataques dos insurgentes.Naquele primeiro tempo ,imediatamente depois da guerra a repressão foi muito forte,e pouco a pouco foi suavizando-se como...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Portugues
  • Portugues
  • Portugués
  • El portugues
  • portugues
  • Portugues
  • Portugues
  • Portugues

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS