Losas De Concreto

Páginas: 65 (16133 palabras) Publicado: 16 de junio de 2012
RESTAURAÇÃO DE PAVIMENTO RÍGIDO DE CONCRETO DA AVENIDA DOS TRABALHADORES EM CURITIBA - PR

CURITIBA 2010

1

CINTIA RIBEIRO DAHER PLINIO HEY MARTINS ROBERVAL COUTINHO

RESTAURAÇÃO DE PAVIMENTO RÍGIDO DE CONCRETO DA AVENIDA DOS TRABALHADORES EM CURITIBA - PR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pós Graduação em Patologia das Obras Civis, PósGraduação lato sensu, doInstituto IDD como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialista em Patologia nas Obras Civis. Orientador: Prof. Msc Carlos Roberto Giublin.

CURITIBA 2010

FOLHA DE APROVAÇÃO

RESTAURAÇÃO DE PAVIMENTO RÍGIDO DE CONCRETO DA AVENIDA DOS TRABALHADORES EM CURITIBA - PR

Por CINTIA RIBEIRO DAHER PLINIO HEY MARTINS ROBERV AL COUTINHO

TRABALHO

APROV ADO COMO REQUISITOPARCIAL PARA A OBTENÇÃO NAS OBRAS CIVIS, DO PELOS PROFESSORES A

DO TÍTULO DE ESPECIALISTA INSTITUTO

EM PATOLOGIA FORMADA

IDD, PELA COMISSÃO

SEGUIR MENCIONADOS.

Prof", Neile Cristina Andraos, M.Sc.

3

AGRADECIMENTOS

Ao engenheiro civil prof. Carlo Roberto Giublin pela valiosa ajuda para que pudéssemos apresentar o trabalho a seguir. Ao coordenador do curso engenheiro civilprof. Luis Cesar De Luca pelas aulas de metodologia, sem as quais não teríamos terminado o presente trabalho dentro da expectativa do curso.

4

RESUMO

Este trabalho consiste na pesquisa de procedimentos de restauração validados, ou seja, recomendados na bibliografia, para aplicação nas manifestações patológicas encontradas no pavimento de concreto da Avenida dos Trabalhadores. O pavimentodesta avenida tem uma extensão de 5.500 m, sendo dividido em duas pistas de 2.750 m cada, entre as Ruas José Drulla Sobrinho e a Avenida Comendador Franco. Apesar de já terem se passado mais da metade de sua vida útil (10 anos), de maneira geral ele se encontra em excelente estado de conservação. Mesmo assim, para se prolongar sua durabilidade são necessárias intervenções para recuperar suacondição funcional. A catalogação dos defeitos desta avenida leva em conta o trabalho de Souza et al. (2010) que determinou o ICP - Índice de Condição do Pavimento para o referido trecho, possibilitando o levantamento da tipologia das manifestações patológicas encontradas. A partir dos problemas encontrados na avenida em estudo, pesquisou-se na bibliografia, dentre elas dos órgãos estaduais,federais, livros publicados, etc., as técnicas de restauração indicadas. Verificou-se uma convergência nas técnicas recomendadas, com pequenas diferenças nas suas especificações. Foi possível também indicar uma técnica para o procedimento de reparo em toda espessura da placa ainda não apresenta na bibliografia citada acima.

Palavras chave: pavimento, concreto, restauração, patologia, defeito.

5LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 - Formas de recuperação do pavimento de concreto (GIUBLIN, 2009) ........42 Figura 2 - Localização da Avenida dos trabalhadores (Google MAPS, 2010) .............49 Figura 3 - Sentido do tráfego e posição das placas em relação ao canteiro central ......50 Figura 4 - Fissura transversal na placa 2A....................................................................53 Figura 5 - Croqui de localização da fissura ...................................................................54 Figura 6 - Desenho esquemático para marcação do corte .............................................54 Figura 7 - Retirada do concreto com martelete pneumático .........................................55 Figura 8 - Limpeza com jato de ar (GIUBLIN, 2009)..................................................55 Figura 9 - Visão em planta da colocação das barras .....................................................56 Figura 10 - Visão em corte da colocação das barras .....................................................56 Figura 11 - Visão geral da posição das barras após a sua colocação ............................57 Figura 12 - Preenchimento do reparo com concreto ou...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Concreto
  • El concreto
  • Concreto
  • Losas De Concreto
  • concreto
  • el concreto
  • no concreto
  • concreto

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS