Método

Páginas: 6 (1286 palabras) Publicado: 28 de octubre de 2010
MÉTODO, ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS

1.1 - APRENDER A APRENDER NA FACULDADE

Num primeiro momento o mais importante é identificar que não se está mais no segundo grau, e, porém, deve se saber administrar a “liberdade” que acompanha ao ensino acadêmico.

O texto faz uma comparação entre questões básicas que diferenciam o ensino médio da faculdade e que, segundo meu ponto de vista, sepoderia resumir em um parágrafo no qual o autor descreve a nova paisagem:
“Quem acaba de entrar para a faculdade percebe que muita coisa mudou, e deve perceber que também ele precisa mudar, especialmente na responsabilidade, na autodisciplina e na maneira de conduzir sua vida de estudos, para tirar o maior proveito possível da excelente oportunidade de crescimento cultural que a faculdade lheoferece”.

1.2 – TEMPO PARA ESTUDAR

Nesta parte do texto o autor levanta a questão da importância da reorganização do tempo em função de um bom aproveitamento do curso acadêmico, seja mediante a freqüência as aulas como o aproveitamento de pequenos momentos para o estudo.

1.3 – PARA DESCOBRIR O TEMPO

Aqui é sugerido fazer numa folha uma espécie de agenda e marcar nela os afazeres do dia eo tempo que leva cada coisa para assim, observar da onde se poderiam tirar dez minutinhos para dedicar ao estudo.
Além disso, ele acrescenta que não basta só descobrir o tempo senão criar o meio para que esse momento se torne produtivo.

1.4 – PROGRAMAR A UTILIZAÇÃO DO TEMPO

Para aproveitar os momentos que se pôde tirar de outras atividades para o estudo, é necessário programa-lo de umamaneira eficiente. Por tal motivo deve-se marcar que matéria vai ser estudada em esse momento, que tema, ou seja, programar esses momentos.

1.5 – HORÁRIO DE PREPARAÇÃO PARA A AULA

È muito importante que o aluno tenha a mão, no momento de estudo, o programa e o material. Além disso, para aumentar o rendimento durante as aulas deve ler, com antecedência, a matéria. Isto lhe permite assinalar asquestões que lhe causaram maior dificuldade, permitindo-lhe dedicar mais atenção durante a explicação. Ademais os apontes das pessoas que se preparam são, geralmente, mais breves e significativos já que assinalam o essencial.

1.6 – HORÁRIO DAS REVISÕES DAS AULAS

Preparar-se só para as aulas com antecedência não é suficiente para melhorar o desenvolvimento. O ideal é alem disso, fazer revisõesposteriores as aulas, questionar o assunto tratado e responder, esse questionamentos como mínimo mentalmente já que isto permite descobrir se o conteúdo realmente foi entendido ou não.
Muitas vezes se tem o vocabulário e o recurso para exprimir o que foi entendido, mas mesmo assim, torna-se difícil colocar esses conceitos em palavras, com nossas palavras. Isto ocorre quando o conteúdo que seachava simples e claro não estava tão claro assim.

O autor cita duas espécies de revisões:
A imediata que é a da aula anterior para a ulterior
A globalizadora ou integradora que seria a que reúne as partes num todo, reúne, por exemplo, vários conteúdos duma mesma unidade temática.

1.7 - HORÁRIO DAS REVISÕES PARA PROVAS E EXAMES

As provas não são só avaliações, senão que induzem a fazerrevisões globalizadoras.

O momento da prova, da preparação para a prova não é momento de entender, apenas de rever. O estudo deve ser um processo de desenvolvimento lento e constante.

1.8 – 0 GRANDE TEMPO DE TODO ESTUDANTE

O grande tempo é o tempo das aulas. A freqüência às aulas é muito importante. Na faculdade o aluno adquire a ciência por si mesmo sob a ajuda externa do mestre. Oestudante deve ter o principio intrínseco, ativo e operante capaz de produzir. Seu papel na formação acadêmica deve ser comprometido

O mestre é necessário para ensinar como aprende, justifica por que aprender por que estudar isso antes de aquilo. É quem escolhe os recursos, os instrumentos da aprendizagem, ilumina com sua ciência objetos que a mente do aluno não veria fora desta luz. É um mediador....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Metodos De Metodos
  • El Método
  • Metodo
  • El Método
  • Metodo
  • Metodos
  • Metodos
  • Metodos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS