Mac Innovacione
GESCO
A Gesco faz a gestão e a transformação de arquivos das seguintes publicações:
* Activa
* AutoSport
* Blitz,
* Caras
* Exame,
* ExameInformática,
* Expresso,
* Jornal de Letras,
* Visão, Visão História,
* A Capital, História, O Jornal, O Jornal da Educação e Sete.(mais antigos)
Processo de Arquivo (Clipping)Todos os conteúdos produzidos pelo Grupo IMPRESA e que posteriormente são disponibilizados para venda passam diariamente por um processo de arquivo feito por uma equipa da GESCO responsável portal.
A primeira tarefa desse processo começa por ser a recolha das versões das publicações disponibilizadas para venda à GESCO, na maior parte das vezes em formato digital. Posteriormente aequipa da GESCO faz um tratamento dos conteúdos, no qual insere os conteúdos na base de dados por temas, palavras-chave, e (…)
Depois desta tarefa, os arquivos estão disponíveis na plataformaelectrónica, donde podem ter acesso e pesquisar livremente todos os funcionários do Grupo IMPRESA
1.Recolha de Publicações
(...)
2.Tratamento Conteúdos
(...)
3.Disponibilização no arquivoelectrónico
(...)
Organização dos arquivos
Dentro da GESCO vimos a existência de um arquivo físico e de um arquivo tecnológico.
Dentro do arquivo físico podemos encontrar um grande número deedições antigas de jornais (desde ??? até 20?? Onde se passou a efectuar o arquivo electrónico. Dentro deste arquivo físico encontramos diferentes tipos de publicações, desde jornais em papel,fotografias, micro filmes e revistas.
Dentro de cada um destes arquivos, os conteúdos estão organizados por temas e por indexes. Um sistema de indexação, Thesaurus - GESCO, que detém mais de200.000 termos descritores hierarquizados e estruturados. Este sistema é permanentemente actualizado e utilizado para a indexação pelos documentalistas da GESCO.
Consulta de arquivos
SIC...
Regístrate para leer el documento completo.