Mafaldas Valencianas

Páginas: 34 (8286 palabras) Publicado: 15 de octubre de 2011
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS

LILIANA ALICIA LAVISSE TEIXEIRA

MAFALDAS VALENCIANAS:

O discurso feminino sobre o trabalho doméstico.

VALENÇA

2010

LILIANA ALICIA LAVISSETEIXEIRA

MAFALDAS VALENCIANAS:

O discurso feminino sobre o trabalho doméstico.

Artigo apresentado como requisito para conclusão do Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Estudos Linguísticos e Literários da Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), sob a orientação do Prof. Dr. Adelino Pereira dos Santos.VALENÇA

2010

MAFALDAS VALENCIANAS:

O discurso feminino sobre o trabalho doméstico.

Liliana Alicia Lavisse Teixeira[1]

Resumo

Este artigo analisa o discurso de mulheresoriundas da cidade de Valença, BA, em interlocução com outro discurso que volta no tempo, aos anos sessenta do século XX, da personagem Mafalda, do cartunista Quino, sobre o papel da mulher na sociedade e a situação atual da responsabilidade dos trabalhos domésticos nos lares valencianos. Para essa finalidade, foi realizado trabalho de pesquisa com referencial teórico e metodológico da Análise doDiscurso de linha francesa, que serviu de orientação para a análise discursiva dos diferentes dizeres das mulheres de ontem e hoje, que se constitui em objeto do presente trabalho.

Palavras-chave: Discurso sobre o trabalho doméstico. Personagem Mafalda. Transformação da mulher.

Abstract

Keywords:

Introdução

Já se passaram mais de quarenta anos desde a publicação das tirinhas docartunista argentino Quino (Juan Salvador Lavado), com sua personagem singular chamada Mafalda, a menina contestadora e de inteligência peculiar. Essa personagem, de apenas seis anos, observa o mundo ao seu redor e torna-se uma crítica da sociedade da época. Muitos são seus discursos a respeito de situações que preocupavam o cidadão argentino, como a chegada da televisão, a corrida armamentistaentre as grandes potências mundiais, a dívida junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), dentre outras.
Um tema abordado pela personagem, utilizada pelo autor como porta-voz de sua ideologia e de seus pensamentos, vinha chamando a atenção como um grito de liberdade e transformação: o papel da mulher na sociedade moderna. Nos anos sessenta do século XX, as feministas inauguraram omovimento de protestos e reivindicações e foram seguidas por outras mulheres que se tornaram precursoras de mudanças significativas para o gênero feminino. A proposta era sair da vida privada e conquistar o espaço público - reduto exclusivo dos homens - até então, abrir as portas para deixarem de ser somente amas de casa, tornando-se trabalhadoras participantes do processo produtivo da sociedade. Foram àluta e invadiram paulatinamente colégios e universidades, fábricas e lojas. Queriam independência financeira e liberdade para agir sem render-se à vontade dos homens.
A pergunta que constitui o motivo principal deste trabalho é sobre o resultado dessa luta, na qual se embrenharam as mulheres. É sabido que as conquistas foram consideráveis. A mulher buscou se qualificar e tornou-separticipativa em muitos setores. Operárias, vendedoras, médicas advogadas, engenheiras e professoras passaram a ser vistas como colegas. Mas, como ficou a situação dos trabalhos domésticos nos lares dessa nova mulher?
Este artigo mostra, através de pesquisa baseada em entrevistas a mulheres moradoras da cidade de Valença-BA[2], qual é o discurso dessas mulheres sobre a responsabilidade do trabalho...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Mafalda
  • Mafalda
  • Mafalda
  • mafalda
  • Mafaldo
  • Mafalda
  • Mafalda
  • Mafalda

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS