Medico

Páginas: 6 (1473 palabras) Publicado: 30 de octubre de 2012
O Mito do Progresso
Novos Estudos– CEBRAP -ISSN 0101-3300 versão impressa
Novos estud. - CEBRAP n.77 São Paulo mar. 2007 - doi: 10.1590/S0101-33002007000100005
Gilberto Dupas
Presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e coordenador geral do Grupo de
Conjuntura Internacional da USP (Gacint)
RESUMO
O progresso é um mito renovado por um aparato ideológicointeressado em convencer que a história tem destino certo e glorioso. O artigo analisa a quem o progresso serve, quais são os riscos e custos de natureza social, ambiental e de sobrevivência da espécie e que catástrofes futuras ele pode gerar. Dessa forma, busca apontar elementos para desconstruir o discurso hegemônico sobre a globalização associada à idéia de progresso inexorável.------------------------------------------------------------
No alvorecer do século XXI, o paradoxo está em toda parte. A capacidade de produzir mais e melhor não cessa de crescer e é assumida pelo discurso hegemônico como sinônimo do pr og r e s s o trazido pela globalização. Mas esseprogresso, discurso dominante das elites globais, traz também consigo exclusão, concentração de renda, subdesenvolvimento egraves danos ambientais, agredindo e restringindo direitos humanos essenciais.
Mais inquietantes que os perigos nucleares são agora, no entanto, os riscos decorrentes da microbiologia e da genética, com seus graves dilemas éticos e morais. Como equilibrar os benefícios potenciais da genética, da robótica e da nanotecnologia contra o perigo de desencadear um desastre absoluto que comprometairremediavelmente nossa espécie? Um olhar sobre o século XX, com os imensos saltos da tecnologia e do conhecimento, mas com seus imensos passivos de guerras trágicas, miséria e danos ambientais, faz brotar com força a pergunta central: somos, por conta desse tipo de desenvolvimento, mais sensatos e mais felizes? Ou podemos atribuir parte de nossa infelicidade precisamente à maneira como utilizamos osconhecimentos que possuímos? As conseqüências negativas do pr og r e s s o, transformado em discurso hegemônico, acumulam um passivo crescente de riscos graves que podem levar de roldão o imenso esforço de séculos da aventura humana para estruturar um futuro viável e mais justo para as gerações futuras.
O que significa, afinal, a palavraprogresso no imaginário da sociedade global que vive o início doséculo XXI? Quais suas raízes arquetípicas e que projeção para o futuro pode ser imaginada sobre o conceito atual de pr og re s s o?
Sobre o sentido das palavras, o gnomo irascível Humpty Dumpty, em Alice no país das maravilhas, de
Lewis Carrol, afirma a Alice: "Quando utilizo uma palavra, ela significa precisamente aquilo queeu
quero que ela signifique. Nada mais, nada menos". Alicecontesta que "o problema está em saber se é
possível fazer que uma palavra signifique montes de coisas diferentes". Ao que Humpty Dumpty, qual hegemona de plantão, replica altivamente: "O problema está em saber quem é que manda. Ponto final".
Seria uma insensatez negar os benefícios que a vertiginosa evolução das tecnologias propiciou ao ser humano no deslocar-se mais rápido, viver mais tempo,comunicar-se instantaneamente e outras proezas que tais. Trata-se aqui de analisar a quem dominantemente esseprogress o serve e quais os riscos e custos de natureza social, ambiental e de sobrevivência da espécie que ele está provocando; e que catástrofes futuras ele pode ocasionar. Mas, principalmente, é preciso determinar quem escolhe a direção desse progresso e com que objetivos.
O quedefinitivamente consolidou a idéia contemporânea de progresso foi a revolução provocada por Darwin com sua Origem das espécies, publicada após muita hesitação em 1859. Galileu já havia abalado definitivamente a idéia narcisista e onipotente da Terra e do homem como centros do universo. Agora, mais uma degradação: o homem seria uma criação original de Deus, mas teria evoluído a partir do macaco; e só...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Medico
  • El medico
  • Medico
  • Medico
  • Medico
  • Medico
  • Medico
  • Medico

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS