Mestra

Páginas: 6 (1266 palabras) Publicado: 11 de enero de 2013
Plasmodium malariae em populações ribeirinhas do Rio Machado e do Vale do Guaporé - técnica de PCR - no estado de Rondônia.

MATERIAIS E MÉTODOS
[pic]


MATERIAL E MÉTODOS


Delineamento do estudo:
População-Alvo:
i) População ribeirinha do Rio Machado (RO), localizadas ao longo de 150 km do rio Machado entre as localidade de Tabajara e Demarcação.Aproximadamente 428 amostras foram coletadas em 55 sítios, pertencentes a 4 macrozonas: Tabajara, 2 de novembro, Juruá e Demarcação, por ocasião dos quarto cortes transversais do projeto “Estudo Epidemiológico sobre Malária Assintomática em populações ribeirinhas na Região Amazônica- Estado de Rondônia“ realizado em Monte Negro (RO), pelo Centro Avançado de Doenças Tropicais, do Instituto de Biociências daUniversidade de São Paulo (ICB-V/USP). Estas localidades apresentam como características isolamento geográfico, carência de assistência de saúde, inexistência de sistema de transporte e alta transmissão de malária. Casos confirmados de PCR positivo foram notificados e encaminhados a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do voluntário.
[pic]
Fig. 1 – Mapa da comunidaderibeirinha do Rio Machado.


ii) População ribeirinha do Vale do Guaporé (RO), Santo Antônio do Guaporé constitui-se em uma pequena comunidade de remanescentes quilombolas situada no município de São Francisco do Guaporé, limitando-se ao norte e a oeste com as terras do município de Costa Marques, ao sul com o rio Guaporé e a fronteira boliviana; a leste com as terras do município deAlta Floresta. A comunidade formou-se ao longo dos períodos de escravidão portuguesa no Vale do Guaporé, entre os finais do Século XVIII e o início do Século XIX. Juntamente com outras onze comunidades negras, Santo Antônio integra aquilo que chamaremos de “Corredor Quilombola do Vale do Guaporé”. Atualmente um grupo de pesquisadores/docentes da UNIR (Universidade Federal de Rondônia) vêmdesenvolvendo projeto de interesse histórico-cultural e, durante o ano de 2006 ocorreu uma expedição onde foram coletadas 80 amostras de sangue de moradores do vilarejo.


Método Epidemiológico: Durante os meses de agosto/2003, fevereiro/2004, julho/2004 e dezembro/2005 foram realizados cortes transversais nas populações ribeirinhas do Rio Machado, com aplicação de questionárioclínico-epidemiológico, coleta de amostras para hemoscopia e PCR diagnóstico de infecção, bem como estudos de diversidade genética de parasitas.
Foram realizadas repetidas visitas a área para coleta. Para ser incluído no estudo, os pacientes preencheram alguns critérios, a saber: paciente assintomático, não gestante, com idade acima de 4 anos e menor de 61 anos, sem patologia de base importante e que assinaramo termo de consentimento esclarecido.
Em uma primeira coleta, realizarou-se uma estimativa do número de sintomáticos e assintomáticos na região. Todas as amostras foram submetidas a amplificação do DNA para diagnóstico de infecção por Plasmodium spp.. Os indivíduos assintomáticos que apresentaram lâmina negativa e PCR positiva também foram incluídos no protocolo de seguimento. No presentetrabalho somente serão considerados os resultados obtidos a partir do diagnóstico por PCR, nas amostras coletadas durante o quarto corte.
Na população do Vale do Guaporé, foi realizado uma coleta para efeito de análise da identidade genética da população. Nossa pesquisa enquadra-se também como contrapartida oferecida à população, contribuindo para o conhecimento da epidemiologia da maláriana comunidade. Para a realização da coleta, inicialmente foi feito esclarecimento junto às comunidades sobre o objetivo da pesquisa e, após aceite, foram realizados um inquérito com as famílias de Santo Antônio do Guaporé, investigando o aspecto social e de saúde individualmente. No grupo de pesquisa havia um profissional médico que realizou as consultas clínicas.


Material Biológico:...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • mestre
  • Mestro
  • MESTRO
  • Mestro
  • Mestra
  • mestros
  • Mestro
  • Mestro

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS