mestre

Páginas: 5 (1042 palabras) Publicado: 5 de enero de 2015
INTRODUÇÃO

A indústria madeireira é um dos setores mais importantes em termos mundiais e se destaca por ser um segmento de grande representatividade na economia brasileira, influenciando a geração de renda, tributos, divisas, empregos, e atualmente a preservação ambiental (NUNES et al. 2012). Mais de 61% do território brasileiro é recoberto pela floresta amazônica o que coloca o Brasil entreos principais países florestais do planeta (RIVERO et al. 2011). A Amazônia brasileira é responsável por mais de 90% da produção florestal de áreas naturais do Brasil (CASTRO; SILVA, 2007), tendo uma produção de cerca de 14 milhões de metros cúbicos de madeira em tora extraídos de seu território, sendo o Estado do Pará um dos principais responsáveis por esse montante (PEREIRA et al., 2010).
Aindústria madeireira, como qualquer outra indústria, produz resíduos e em sua maioria são considerados solidos e não-inertes. Essa indústria é altamente geradora de resíduos de madeira, com um rendimento operacional de cerca de 66% (BATISTA et al. 2013). Esse valor é próximo do encontrado por (CEQUEIRO et al. 2012) o qual verificou um rendimento operacional no Município de Eunopolis-BA de 68%. Osdois valores estão dentro da faixa de rendimento encontrado por (FINOTTI, 2006) cujos estudos mostraram rendimento médio em serrarias de 60 a 80%.
Os resíduos da indústria madeireira são em sua maioria sólidos. Segundo a ABNT (2004), o resíduo solido pode ser entendido como: todo resíduo nos estados sólido e semi-sólido que resultem de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar,comercial, agrícola, de serviços e de varrição”. Ainda, de acordo com essa mesma norma, os resíduos podem ser classificados nas seguintes classes I: perigosos; classe II não perigosos, a qual dividi-se em II A não inertes e II B inertes, no caso dos resíduos de madeira eles são classificados como não perigosos e não inertes.
Os resíduos de madeira podem ser classificados de varias formas. SegundoFontes (1994), os resíduos podem ser classificados de acordo com a sua morfologia, através de suas dimensões. O extinto IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal) e a Universidade Federal do Paraná (1984) classificaram os resíduos em três tipos distintos: serragem, cepilho e lenha.
Os resíduos madeireiros quando produzidos em grande quantidade e destinados de maneira incorreta levam asérios riscos ambientais, como a contaminação ambiental do ar, dos cursos d’água e do solo, riscos à saúde pública e do trabalhador, além do desperdício de matéria-prima e energia (RIUL & RIBEIRO, 2012). Uma das formas de diminuir a quantidade de resíduos de madeira, principalmente na região amazônica, é através da queima a céu aberto. Na realidade, a queima contribui para geração de CO2,exercendo influência para mudança climática do planeta. Não menos importantes são os problemas de saúde pública que podem ser ocasionados pela queima de resíduos de madeira (TUOTU, 2009) e (FONTES, 1994).
Os resíduos sólidos de madeira são classificados de acordo com a ABNT como não perigosos e não-inertes, com isso, eles apresentam a característica de combustibilidade e degradabilidade podendo causarincêndios acidentais ou a proliferação de insetos( BRITO & CUNHA, 2009). Alem disso, o resíduo em contato com substancias toxicas pode torna-se perigos, contaminando os corpos d’água e o solo e gerando riscos a saúde publica.
Os resíduos madeireiros quando gerenciados de forma correta podem trazer benefícios econômicos e ambientais para toda sociedade. Segundo Gomes & Sampaio (2004) as principaisalternativas para a reciclagem ou reutilização dos resíduos de madeira são: a compostagem, geração de energia e fabricação de pequenos artefatos de madeira.



REFERENCIAS
BATISTA, D. C. et al. Desempenho de uma serraria com base na eficiência e na amostragem do trabalho. Floresta Ambiente,  v. 20, n. 2, jun.  2013.
CASTRO, E. M. R. de; SILVA, R. N. M. da. Setor madeireiro, dinâmica de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • mestre
  • Mestro
  • MESTRO
  • Mestro
  • Mestra
  • mestros
  • Mestro
  • Mestro

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS