Modelo De Intervenção Psicossocial

Páginas: 15 (3514 palabras) Publicado: 7 de diciembre de 2012
Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais





MODELO PSICOSSOCIAL





Porto
2009



Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais



MODELO PSICOSSOCIAL






Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, comoparte dos requisitos necessários para a obtenção da avaliação na Unidade Curricular de Modelos de Intervenção em Serviço Social do curso de Serviço Social.


Porto
2009

Índice

Introdução 4
1 Contextualização do modelo 5
2 Conceitos psicodinâmicos chave 6
2.1 Teoria do desenvolvimento humano 6
2.2 Teoria da personalidade 7
3 Princípios básicos para o trabalho social funcional 8
4Modelo Psicossocial 9
4.1 Fase inicial 9
4.2 Compreender o problema do cliente 10
4.3 Estabelecer um primeiro diagnóstico 11
4.4 Comprometer o cliente com a intervenção 11
4.5 Estabelecer uma relação de trabalho 12
4.6 O estudo psicossocial 13
4.7 Objectivos e planos de acção 13
Conclusão 16
Bibliografia 17


Introdução
O Modelo Psicossocial é um modelo que, à face de outros modelos, sedestina a orientar a intervenção social de acordo com objectivos específicos, não se centrando exclusivamente na pessoa em si mas em todo o contexto social que o rodeia, como por exemplo, família, trabalho, escola, entre outros.
O objectivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento sobre este modelo e o modo como este contribui para a melhor relação dos assistentes sociais com os seus clientes.Numa fase inicial vamos fazer uma contextualização teórica do modelo, abordar a teoria do desenvolvimento humano e da teoria da personalidade segundo o pensamento de Freud.













1 Contextualização do modelo
A ajuda às pessoas mais necessitadas existe desde o início da humanidade, por exemplo na Grécia antiga a ajuda a necessitados foi uma prática estabelecida pelo próprioEstado que, sob a forma de pensões, ou com a distribuição de pão ou de outros géneros necessários, procurava satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos (Garcia, 2005).
O Serviço Social surge como profissão no final do Sec. XIX, num clima de problemas sociais provocado pela Revolução Industrial e pelo liberalismo económico que suscitou a necessidade de intervenção social para enfrentar asdesigualdades desta época. Esta profissão surge com o objectivo de provocar mudanças sociais, tanto na sociedade em geral como no indivíduo (Garcia, 2005).
A institucionalização do Serviço Social teve início nos finais do Sec. XIX com a proposta de Mary Richmond, para a criação da Escola de Filantropia Aplicada. A formação académica nesta área surge em 1899 em Nova Iorque e em Amesterdão. EmPortugal a primeira Escola surge em Lisboa em 1935 (Garcia, 2005).
“O «Diagnóstico Social» foi o primeiro método de trabalho sistematizado, definido por Mary Richmond com a “tentativa de definir o mais exactamente possível a situação social e a personalidade da pessoa necessitada”.
Com o tempo, a profissão vai-se definindo em função das realidades com que lida e das técnicas que usa as quaisdiversifica em Trabalho Social de Caso, de Grupo e de Comunidade.” (Silva, 2001,pag.14).
Freud é considerado como o pai da teoria psicodinâmica. Muitas das suas ideias e teorias são baseadas em filósofos e teóricos anteriores. Por exemplo, em relação ao pensamento filosófico do inconsciente, já tinha sido tema abordado por Aristótofanes e Platão. A primazia do instinto sexual do qual nascem os conceitosfreudianos básicos como o id e ego, foram igualmente apontadas por Schopenauer (Viscarret, 2007).


2 Conceitos psicodinâmicos chave
2.1 Teoria do desenvolvimento humano
Para Freud, o desenvolvimento humano e a constituição da mente explicam-se pela evolução da psicossexualidade. Um dos conceitos mais importantes da teoria psicanalítica sobre o desenvolvimento é a existência de uma...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Animação socioeducativa e intervenção comunitária
  • LOS MODELOS DE LOS MODELOS
  • Modelo
  • Modelos
  • Modelo
  • Modelos
  • Modelado
  • Modelos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS