Modelo Mágico Religioso

Páginas: 5 (1198 palabras) Publicado: 26 de febrero de 2013
Introdução

Para entender a medicina moderna é necessário conhecer sua história, sua evolução ao longo do tempo, seus princípios e vigas com a mesma evolução humana e uso da razão. E isto pode ser feito através da reflexão de que a mudança das culturas primitivas atuais como na sua cultura e costumes bases conservadas. conhecida desde vários estudos que todas as sociedades primitivas, que eramtempo e independentemente da região geográfica, manuseados ou geridos saúde-doença por modelo conceito mágico-religioso. Pela passagem do tempo o homem acreditou em forças sobrenaturais e relógio superior, nós, e mesmo nos governam são e / ou foram à fonte de nossa existência, a tornar-se politeísta, monoteísta, acreditar em deuses irados, vãos, vingativos, etc, para dar apenas um Deus amoroso ejusto. E se ambos os tempos pré-históricos e nos tempos modernos (algumas culturas) para essas divindades foram atribuídas às causas e curas de doenças humanas, tais como doenças, fraturas e sorte mesmo ruim.

As Interpretações Mágico - Religiosas

A saúde e a doença sempre fizeram parte da realidade e das preocupações humanas. Ao longo da história, os modelos de explicação da saúde e da doençasempre estiveram vinculados aos diferentes processos de produção e reprodução das sociedades humanas. Desde a visão mágica doscaçadores-coletores até a perspectiva individualizante do capitalismo concorrencial, a diversidade de práticas que procuram promover, manter ou recuperar a saúde tem estreita relação com as formações sociais e econômicas, os significados atribuídos e o conhecimentodisponível em cada época.
A preocupação com a conservação da saúde acompanha o homem desde os primórdios. A rejeição a substâncias amargas, a procura de abrigos para o frio, o calor e a chuva, a necessidade de repousar, de comer e beber são comportamentos que fazem parte do instinto humano de conservação (Scliar, 2002). A doença, no entanto, sempre esteve presente no desenvolvimento da humanidade.Estudos de paleoepidemiologia relatam a ocorrência, há mais de três mil anos, de diversas doenças que até hoje afligem a humanidade. Esquistossomose, varíola, tuberculoseforam encontradas em múmias, restos de esqueletos e retratadas em pinturas tanto no Egito como entre os índios pré-colombianos. Também podem ser encontrados relatos de epidemias na Ilíada e no Velho Testamento.
Durante o paleolítico, adescoberta e o domínio do fogo juntamente com o desenvolvimento de uma linguagem rudimentar irão favorecer o desenvolvimento de sociedades comunais, indicando uma certa organização social entre os homens primitivos. Essencialmente caçadores-coletores, viviam em bandos nômades, e a sobrevivência estava diretamente associada à disponibilidade de alimentos e água abundante. As doenças e agravos quenão pudessem ser entendidos como resultado direto das atividades cotidianas – quedas, cortes e lesões obtidas durante as caçadas – eram explicados pela ação sobrenatural de deuses ou de demônios e espíritos malignos mobilizados por um inimigo.
Dominante entre os povos da Antigüidade, o pensamento mágico-religioso (Scliar, 2002) será responsável pela manutenção da coesão social e pelodesenvolvimento inicial da prática médica. Nas diferentes culturas, o papel da cura estava entregue a indivíduos iniciados: os sacerdotes incas; os xamãs e pajés entre os índios brasileiros; as benzedeiras e os curandeiros na África. Considerados líderes espirituais com funções e poderes de natureza ritualística, mágica e religiosa, mantinham contato com o universo sobrenatural e com as forças da natureza.Encarregados de realizar a cura, erradicando o mal e reintegrando o doente a partir de diferentes recursos extáticos de convocação, captura e afastamento dos espíritos malignos, os curandeiros valem-se de cânticos, danças, instrumentos musicais, infusões, emplastros, plantas psicoativas, jejum, restrições dietéticas, reclusão, tabaco, calor, defumação, massagens, fricção, escarificações, extração...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Creeencias Magico Religiosas
  • conocimiento religioso mitico magico
  • EL ORIGEN DEL PANSAMIENTO MAGICO RELIGIOSO
  • Origen Del Pensamiento Magico Religioso
  • Conocimiento mágico, mítico y religioso
  • Lo Magico Religioso En Republica Dominicana
  • Concepto magico religioso de la enfermedad
  • el pensamiento magico religioso

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS