Morfologia e silvicultura de espécies arbóreas

Páginas: 83 (20503 palabras) Publicado: 16 de mayo de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL

MORFOLOGIA E SILVICULTURA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL

TESE DE DOUTORADO

Marciele Felippi

Santa Maria, RS, Brasil 2010

MORFOLOGIA E SILVICULTURA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL

por

Marciele Felippi

Tese apresentada aoCurso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Área de Concentração em Silvicultura, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Doutora em Engenharia Florestal.

Orientador: Prof. Dr. Solon Jonas Longhi

Santa Maria, RS, Brasil 2010

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Programa dePós-Graduação em Engenharia Florestal

A Comissão Examinadora, abaixo assinada, aprova a Tese de Doutorado

MORFOLOGIA E SILVICULTURA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL elaborada por Marciele Felippi

como requisito parcial para obtenção do grau de Doutora em Engenharia Florestal
COMISSÃO EXAMINADORA:
__________________________________

Dr. Solon Jonas Longhi (Presidente/Orientador) __________________________________ Maria Cecília Chiara Moço, Dra. (UFRGS) __________________________________ Angélica Polenz Wielewicki, Dra. (MAPA – LANAGRO/RS) __________________________________ Elci Terezinha Henz Franco, Dra. (UFSM) __________________________________ Márcia D´Avila, Dra. (UFSM)

Santa Maria, 30 de abril de 2010.

...a Deus, fonte de toda força! AGRADECIMENTOS
Ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal (PPGEF) e à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aos colegas, professores e funcionários, em especial aos funcionários do Viveiro Florestal que, de uma forma ou outra, contribuíram para a execução deste trabalho. À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela concessão da bolsa de estudo. Ao orientador,Prof. Dr. Solon Jonas Longhi, pelos ensinamentos, auxílio e disponibilidade, não medindo esforços para que o trabalho fosse realizado da melhor maneira. Aos co-orientadores, pelo auxílio. Em especial à Profª. Drª. Maristela Machado Araújo, que participou diretamente, demonstrando sua alta capacidade como professora e pesquisadora, além de um espírito humanístico que a qualifica como um ser humanoespecial. Ao Prof. Dr. Edison Bisognin Cantarelli que, muito contribuiu com sugestões na elaboração deste trabalho, além de auxiliar na disponibilização de material para os experimentos e de alunos para o auxílio nas coletas a campo. Ao Prof. Dr. Alessandro Dal'Col Lúcio, pela sua imensa atenção e pelo fundamental auxílio na elaboração experimental e análise estatística, cooperando para a melhoriado trabalho, assim como ao Prof. Dr. Eduardo Floriano Pagel, que se mostrou prestativo e paciencioso, ajudando-me na análise estatística. Aos estudantes do Curso de Graduação em Engenharia Florestal do Centro de Ensino Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS): Edenilson Sabino da Silva, André Tiago dos Santos, João Marcos Duarte e, em especial, Charles Maffra, pela incontestável ajuda nacoleta de dados a campo, sem a qual este trabalho não teria êxito em toda a sua magnitude. Ao colega e amigo Dane Araldi, pelo companheirismo. E ao mais novo amigo, Fernando Saccol Gnocato, laboratorista do Laboratório de Entomologia Florestal, pela orientação e amizade.

Aos membros da banca, Profª. Drª. Maria Cecília Chiara Moço, Drª. Angélica Polenz Wielewicki, Profª. Drª. Elci Terezinha HenzFranco e Profª. Drª. Márcia D´Avila, por terem aceitado participar da avaliação deste trabalho. Aos meus pais, Claudino e Lídia, e aos meus irmãos, Angélica e Luciano. Enfim, a todos que sempre me incentivaram em meus estudos. Não esquecendo que, por inúmeras vezes, minha família auxiliou nas coletas de material a campo e na condução de experimentos, assim como minha irmã que, com paciência,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • algunas especies arboreas de nicaragua
  • Del Diario De Martí. Especies Arbóreas Cubanas.
  • Especies Arbóreas Foráneas De Costa Rica
  • Especies arboreas y arbustivas para la conservación de suelos erosinados
  • Especies arboreas, municipio de pasto departamento de nariño,colombia
  • Diez especies de arboreas utilizadas en la alimentacion de ganado cebu
  • Valor De Importancia De Especies Arbóreas En Un
  • especies forestales silvicultura

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS