Necessidade educativas especiais

Páginas: 14 (3334 palabras) Publicado: 27 de octubre de 2010
O ser humano por sua natureza é um ser social que precisa de se sentir amparado, amado e compreendido por seu grupo. A família, como grupo social primário, tem um papel importante na socialização dos indivíduos, ela é considerada como sendo um dos principais responsáveis pelos diferentes comportamentos que se verificam nas pessoas na nossa sociedade.
No ceio da família existe uma co-dependenciaentre seus membros, algo que surge desde o nascimento do individuo, e esta, está presente nas relações que os indivíduos estabelecem com outras pessoas, principalmente com seus pares.

O termo NEE, que quer dizer Necessidades Educativas Especiais não se refere apenas à pessoa com deficiência mental, este termo engloba qualquer necessidade seja de ordem comportamental, social, física, emocionalou familiar.
Em O conceito de NEE só foi adoptado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994).

“ O conceito de NEE só foi adoptado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), passando a abranger todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Desse modo, passou a abranger tanto as crianças emdesvantagem como as chamadas sobredotadas, bem como crianças de rua ou em situação de risco, que trabalham, de populações remotas ou nómadas, pertencentes a minorias étnicas ou culturais, e crianças desfavorecidas ou marginais, bem como as que apresentam problemas de conduta ou de ordem emocional”.[1]

Neste sentido, podemos perceber que NEE abrange todas as crianças e jovens cujas necessidadesenvolvam deficiência ou dificuldades de aprendizagem.

Pierangelo & Jacob apud Nielsem (1999:11) refere que “a expressão criança com necessidades educativas especiais refere qualquer criança ou jovem que exiba discrepâncias significativas no que diz respeito aos factores capacidades/resultados e que por essa razão possa necessitar de receber serviços especiais para dar resposta as suasnecessidades educativas.”
Podemos perceber, neste sentido, que ao falarmos de criança com Necessidades Educativas Especiais, estamos a falar de crianças que, por algum motivo, doença ou deficiência possuem dificuldade de aprendizagem.

Para este trabalho, o termo criança com Necessidades Educativas Especiais será designado à crianças que possuem alguma deficiência de ordem física e mental, derivados deproblemas como síndrome de down, também as possuidoras de deficiência auditiva, mental e visual e emocional.

Prefiro substituir o termo Criança com Necessidades Educativas Especiais por Crianças especiais, porque para este trabalho pretende-se analisar o impacto que uma criança possuidora de alguma deficiência pode afectar à família. Dai a necessidade de substituir os termos e falar de criançasEspeciais, como sendo aquela possuidora de alguma deficiência que precisa, numa primeira fase do apoio incondicional da família.

Percebemos que família é um conjunto de indivíduos ligados pela afinidade ou pela consanguinidade. Nesta ordem de ideia, Giddens realça mais, ele diz que “família é um grupo de pessoas unidas directamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem aresponsabilidade de cuidar das suas crianças.” (2007:175);

Pode-se perceber segundo a visão deste autor. os pais em particular e outros membros adultos da família, tem a função de proteger e cuidar dos seus membros, de os aceitar incondicionalmente. Este processo contribui para o desenvolvimento e segurança dos seus membros, e pode ser feita na medida em que se satisfaz as necessidades de seus membrose protegendo-os contra os “ataques” do exterior.

Para Horton, a família è a instituição social básica a partir da qual outras se desenvolvem. (1981:170). A visão deste autor è muito socialista, quer dizer não olha a família como um espaço onde se encontram pessoas individuais com suas características próprias, mas sim como um todo. E importante analisar a família no seu aspecto individual....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Escola inclusiva: uma necessidade especial
  • Educador
  • Educar,educabilidad
  • Educar es educarse
  • Educador, Educando
  • El educador y el educando
  • EDUCADORES Y EDUCANDO
  • Educando Al Educador

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS