Nuevo Humanismo En La Educación

Páginas: 71 (17601 palabras) Publicado: 18 de octubre de 2012
FACULDADE SÃO JUDAS TADEU










CONTRIBUIÇÕES DO NOVO HUMANISMO PARA EDUCAÇÃO

por

Ana Paula Pinto de Souza
Daniela Esteves Ramos de Oliveira




Monografia apresentada à Faculdade São Judas Tadeu como requisito parcial a obtenção do título de Pedagogas com Habilitação em Magistério de disciplinaspedagógicas de ensino médio, Supervisão Escolar, Orientação Escolar e Administração Escolar sob a orientação da Professora Icléa Braga de Faria Passos.









Rio de Janeiro
Dezembro / 2000





FACULDADE SÃO JUDAS TADEU










CONTRIBUIÇÕES DO NOVO HUMANISMO PARA EDUCAÇÃO

por

Ana Paula Pinto de Souza
Daniela Esteves Ramos de OliveiraRio de Janeiro
Dezembro / 2000

























Agradecemos aos educadores humanistas pela contribuição que estão dando à educação com suas experiências tão relevantes para a humanização da educação, indispensável para o avanço do ser humano.Dedicamos esta dissertação a todas as pessoas que queiram utilizá-la como ferramenta para contribuição da construção de um mundo mais humano."Nomeador de mil nomes, fazedor de sentido, teus pais e os pais de teus pais continuam em ti. És o sentido do mundo e quando aclaras teu sentido iluminas a terra, quando perdes teu sentido o abismo se abre e a terra se escurece. Dirte-ei qual é o sentido da tua vida aqui neste lugar: humanizar a terra. E o que é humanizar a terra? É superar a dor e osofrimento em ti e nos demais, é amar a realidade que constróis, é aprender sem limites."
Silo























RESUMO:

Este trabalho procura mostrar como os humanistas, atuantes em uma corrente de opiniões e ações internacional chamada de Novo Humanismo, organizada pelo Movimento Humanista,estão transportando para a educação uma experiência de 30 anos sobre os processos humanos, o ser humano, o meio social e a necessidade de transformação deste meio pelo homem. Toda experiência de estudos e ações transformadoras sobre o ser humano, possibilitou aos humanistas experiências principalmente no que diz respeito ao autoconhecimento, indispensável para que o ser humano seja verdadeiramentevalorizado. Ao mesmo tempo em que se realiza o autoconhecimento, experimenta-se o exercício deste conhecimento no meio social, com o objetivo de uma transformação, já que a sociedade atual não valoriza o ser humano, colocando outros valores como mais importantes, como prestígio, o dinheiro e o poder. Na medida em que os seres humanos vão se conhecendo e vão atuando pela transformação de seu meio,colocam na prática o verdadeiro sentido da vida , que seria humanizar a terra. O ser humano tem como sentido de vida a humanização, este é o caminho que o faz descobrir suas melhores virtudes, superar suas contradições e atuar com coerência e solidariedade. Os educadores humanistas pretendem despertar no ser humano, através da educação, o seu papel de humanizador ao invés de desumanizador.FACULDADE SÃO JUDAS TADEU






A Dissertação "Contribuições do Novo Humanismo para Educação" elaborada por Ana Paula Pinto de Souza e Daniela Esteves Ramos de Oliveira e aprovada pela Professora Icléa Braga de Faria Passos, do Curso de Pedagogia, foi aceito pela Faculdade São Judas Tadeu, como requisito parcial à obtenção do título de Pedagogas.











Rio de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El humanismo y la educacion en la nueva españa
  • El Humanismo Y La Educación En La Nueva España
  • EDUCACION PARA UN NUEVO HUMANISMO
  • Nueva Humanidad
  • Nuevo humanismo
  • Educacion nueva
  • Una Nueva educacion
  • EDUCACION INICIAL HUMANISTA, SOLIDARIA, PARTICIPATIVA EN LA FORMACION DEL NUEVO CIUDADANO Y CIUDADANA.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS