Obra: Ataliba O Vaqueiro

Páginas: 12 (2786 palabras) Publicado: 8 de agosto de 2012
A Relação Entre Literatura e História na Obra: Ataliba o Vaqueiro




Leonardo Davi Gomes de Castro Oliveira[1]




Muito se sabe da relação entre literatura e história, uma vez que a vida imita a arte e a arte imita a vida. No entanto é preciso delimitar o passo que os trabalhos literários agregam da história. Pois muitas vezes a ficção apreende aspetos da realidade emboraseja uma função representativa muitas vezes representam um viés sócio político.
Bertolli Filho pontua as condições possíveis de aproximação entre literatura e historia:


(...) Na tela dos debates, a primeira opção constitui-se na oportunidade de participação do historiador na operação averiguadora dos elementos sociais ao mesmo tempo motivadores e constitutivos doenredo ficcional. Nesse sentido, o condicionamento histórico-social, que inicialmente poderia ser percebido como um fator externo à produção ficcional, ganha o sentido de elemento interno à peça literária, já que condicionador de sua própria tessitura e ponto fundamental para o convencimento do público leitor sobre a plausibilidade do que é narrado. (...) Em outra via, propõe-se que o historiadorentenda a literatura como um possível convite para a reflexão sobre o passado (...) Por óbvio, tal proposta de encaminhamento do trabalho não pretende alimentar uma nova frente de uma insólita disputa entre os dois setores acadêmicos envolvidos nesse debate. Busca-se, isto sim, retraçar o trajeto de um texto ficcional e verificar as possibilidades históricas e documentais dos temas apresentados pelaprodução literária. (Bertolli Filho, 2000, p. 101-102)




Diante o exposto podemos fazer algumas reflexões entre a relação literatura e história e a obra Ataliba o vaqueiro de Francisco Gil Castelo Branco. Qual seria o objetivo da obra do autor? Ele queria promover nos leitores uma reflexão sobre uma realidade brasileira? A obra o Ataliba o Vaqueiro transmite um valor documental?Segundo Reis (2011) a Obra Ataliba o Vaqueiro apresenta-se como sendo o primeiro romance de fundo regionalista e que tem a capacidade de focalizar de forma realista o drama da seca vivido pela população do interior do Piauí. A obra foi publicada em forma de folhetim no ano de 1878 no jornal Dário de Notícias do Rio de Janeiro. Alguns críticos da época consideravam a obra como sendo um conto,devido a brevidade de sua narrativa.
Mas de que forma podemos presenciar a reconstituição da história na obra Ataliba o Vaqueiro? Segundo Freitas (1986) existem elementos nas obras literárias que podem dar autenticidade enquanto a reconstituição histórica como:


a seqüência de acontecimentos que constituem a ação central e o conjunto de informações gerais sobre a situaçãohistórica, a análise dessa situação especifica e reflexões sobre a História em geral, e os processos de autenticação do discurso que permitem que se estabeleça a ligação da narrativas ao referente extra textual histórico (p.10-11).


Francisco Gil Castelo Branco constrói seu romance buscando fazer uma literatura-documento, sem, contudo fazer um veto ao imaginário e à subjetividade. Suamatriz é ancorada na precisão, na pretensão de objetividade, na exatidão, em que determinada concepção e modelo de sociedade são apresentados à realidade brasileira, não em um sentido estritamente político, mas como um apelo às autoridades brasileiras para que dêem atenção a dura realidade vivenciada por muitos brasileiros os quais sofrem calados. Se sua obra foi publicada em forma de folhetim, emum jornal do Rio de Janeiro, o acesso ao mesmo ocorreria apenas por uma pequena parte da população, aquela que sabia ler, no entanto, a voz do autor expressa através da obra revela um Brasil ainda não conhecido por muitos.
Seguindo a classificação de Freitas (1986) em relação à ação e a situação do acontecimento central da obra de Francisco Gil Castelo Branco podemos perceber que a ficção...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Mi obra
  • Obra
  • Obra
  • Obra
  • Obra
  • Obra
  • obra
  • obra

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS