Opusculo 06 Leite De Vasconcelos

Páginas: 3 (536 palabras) Publicado: 14 de julio de 2011
Universidade de Coimbra
História da Região Centro de Portugal [HRC]
Este Grupo de Investigação, coordenado pelo Prof. Doutor António de Oliveira, pretende caracterizar um território relativamentevasto, mas suficientemente homogéneo nas suas características etnoculturais. A sua delimitação corresponde à Região Centro de Portugal, segundo fronteiras definidas pela Comissão de Coordenação eDesenvolvimento Regional do Centro.
Através de um levantamento de “estudos e fontes”, vazado numa base de dados de informação e aberta às autarquias e público em geral, mas já parcialmente concretizado empublicações, e ainda através da elaboração de “Sínteses” sobre os mais diversos domínios (a territorialidade, a sociogenética, a economia, os poderes, as culturas, a comunicação…) pretende-seresponder ao desafio da “Regionalização” (que não ao do “Regionalismo”, por não ser detectável), visto ser uma exigência da democracia portuguesa e continuar a ser um problema politicamente adiado. Põe-se oproblema de se inquirir se na Região Centro de Portugal, se vislumbram resquícios de um “sentimento regional”, base, por sua vez, de uma “consciência regional”.
São objectivos deste Grupo:
oFornecer informação fundamental para a caracterização da Região Centro (dados diversos, identificação de componentes estruturais, retoma de linhas de rumo sugeridas no passado e susceptíveis de seremrevalidadas…).
o Trabalhar em rede com outras Entidades da Região (CCDRC, Autarquias, Empresas, Universidades e Unidades de Investigação).
o Recolher informação, através dos portais disponíveis, bem comode documentos e estudos para uma caracterização do potencial em I&D da Região Centro.
o Colaborar no desenvolvimento de redes temáticas que conduzam a programas de investigação concertados.
oDescortinar identidades locais específicas e afins, de modo a definir redes que viabilizem a aplicação de programas e projectos orientados para o crescimento e o desenvolvimento auto-sustentado.
o...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • leito
  • vasconcelismo
  • Vasconcelos
  • Vasconcelos
  • Vasconcelos
  • Vasconcelos
  • Vasconcelos
  • vasconcelos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS