Origens do comportamento provinciano (ribeirão preto - i)

Páginas: 5 (1098 palabras) Publicado: 29 de mayo de 2010
Como explicar o atual o comportamento da população ribeirão-pretana? É evidente certa diferença nos modos de agir sobre o povo que habita a terra roxa paulista. O que chamarei aqui de comportamento provinciano e tentarei explicar são as origens da peculiaridade cultural dos habitantes dessa região, com um enfoque na cidade de Ribeirão Preto.
Conhecida como a Califórnia brasileira, RibeirãoPreto é de fundamental importância para a economia do país. Possuindo o 26 maior PIB do Brasil, assim como altos indicadores sociais, é de longe uma cidade rica e próspera. O agronegócio se destaca como uma importante fonte de renda da cidade. Destacou-se por muito tempo no setor cafeeiro que foi arruinado pela crise de 29 e atualmente a cana é principal fonte de renda da cidade, de modo que aochegar nessa é a única coisa vista por muitos quilômetros. Confesso que me impressionei durante meu primeiro contato com Capital do Agronegócio. Sempre ouvi histórias sobre os famosos mares de cana ao longo da estrada, ainda pequeno cheguei à cidade. A paisagem incomum me deixou encantado e ao mesmo tempo assustado no que diz respeito à força que o agronegócio possui sobre o município. Assim, queroressaltar a influência extrema que a principal atividade da região teve sobre sua formação cultural.
A formação da cidade foi realizada por colonos de gado provenientes de Minas Gerais, a região era dominada por grandes e pequenos proprietários. Segundo consta em registro, o primeiro dono e doador de terras foi José Mateus dos Reis, dono da maior parte da Fazenda das Palmeiras, fez a primeiradoação de terras no valor de 40 mil reis, "com a condição de no terreno ser levantada uma capela em louvor a São Sebastião das Palmeiras". Isso tem peso enorme sobre a formação da cultura, ora, se para a criação de Ribeirão Preto a terra foi doada de uma grande propriedade, é de se deduzir que a cidade aqui criada é como já dizia Sérgio Buarque de Holanda, uma “dependência do meio rural”, como ocorridonos restantes meios urbanos brasileiros. Porém Ribeirão Preto nasceu dentro de uma atmosfera rural, para não se dizer, feudal. Grandes produtores dividem espaço com pequenos, destaca-se a enorme construção de igrejas e capelas na cidade durante o período, demonstrando a forte influência que teve a igreja na região. Não quero de maneira alguma denegrir ou simplesmente satirizar Ribeirão, o tópicoem questão é a formação cultural.
A chegada da linha férrea Mogiana em 1883 alavancou o processo de desenvolvimento da cidade, mais uma vez voltada a exploração agrícola mas agora com destaque à produção cafeeira. Segundo relatos a expansão do café trouxe um crescimento populacional assustador na região em apenas 12 anos. De 1874 a 1886 a população da cidade passou de 5.552 pessoas para 10420.Todo esse crescimento se deve a quantidade de imigrantes - e também de escravos que chegaram aqui, tendo estes passado de 857 a 1379 aproximadamente durante o mesmo período.- que vieram para o trabalho no setor cafeeiro. Calcula-se que no início de século XX a população ribeirão-pretana possuia 33.199 dos 52.929 habitantes de origem estrangeira, destes, 83% eram de origem italiana. Todo esse fluxode nacionalidades trouxe uma pesada carga de partipação na formação cultural da cidade.
Com isso abro espaço para falar da cultura. Ribeirão formou-se, devido a sua herança estritamente rural, valorizando mais o “ter do que o ser”. Criou-se um incomum valor na cidade ao sobrenome de um determinado indíviduo, assim como o que esse possuia com este sobrenome “valorizado”- o que outrora podia serrelacionado apenas a terras, hoje vale para imóveis, automóveis ou qualquer outro bem material- . A mentalidade está impregnada até mesmo nos dias de hoje em meio a população. Me lembro que estava com uma amiga, cuja qual descende de uma família que vive em Ribeirão há anos, e em certa ocasião aquela informa sua família sobre um namoro. Impressionei-me com a peculiar reação dos pais quando...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Demanda i comportament del consumidor
  • Orígens i consolidació del catalanisme
  • El comportament individual i social
  • I´d do anything
  • i do not
  • Psicologia Do Desenvolvimento I
  • so do i
  • Oficina do comportamento

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS