Os Eus E Os Outros - Trabalhando O Preconceito E O Estereótipo Na Sala De Aula

Páginas: 15 (3556 palabras) Publicado: 15 de febrero de 2013
OS EUS E OS OUTROS – tRABALHANDO O PRECONCEITO E O ESTEREÓTIPO NA SALA DE AULA


Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque (CAp/UERJ)
O presente trabalho é fruto da necessidade de se preparar material didático visando maior reflexão por parte dos alunos sobre o mundo em que vivem. Partindo do princípio que ensinar língua estrangeira é instrumentalizar o aluno para que ele possa se comunicarde forma adequada num mundo globalizado, faz-se necessário despertá-los para as diferenças culturais existentes entre países e entre regiões de um mesmo país. No caso específico da Língua Espanhola, em que o mundo hispânico é tão diverso, o aluno tem de perceber que não há mundos melhores – há mundos diferentes e que devem ser respeitados.


1. INTRODUÇÃO


Quando cursava Letras, decidiescolher uma disciplina eletiva sobre teatro grego. Há muito lia peças de teatro e aquela seria uma oportunidade de mergulhar nos textos mais aprofundadamente. Lembro-me que me revoltava ver a atitude passiva de certos personagens femininos; entretanto, a professora chamava-me a atenção para o fato de que era preciso ler o texto com os olhos de antigamente, postados na cultura grega, e não com osmeus olhos brasileiros de século XX; e que eu deveria procurar entender que a história se passara em outro tempo, em outra cultura; e que, portanto, eu não podia “ler o outro” com o “meu olhar”.
Essa tentativa de respeito ao outro não é uma tarefa fácil, e não foi um desafio apenas para aquela tarefa de então; ela também tem sido um trabalho árduo para aqueles que lidam com língua estrangeira.Não é à-toa que, ao perceberem a interferência de questões culturais tanto no turismo quanto nos negócios, alguns cursos direcionados para esse público exclusivo começaram a se preocupar em abordar a questão cultural a fim de diminuir os mal-entendidos provocados por comportamentos diferentes.
Essa mesma preocupação é visível em alguns sites, como SOLUTIONS ABROAD, que alerta sobre ocomportamento do povo mexicano e sobre o que pode vir a causar estranhamento ao turista, como podemos observar no fragmento a seguir:
México opera bajo un esquema que tiene una dimensión del tiempo completamente diferente a la que están acostumbrados la mayoría de los extranjeros. Aunque no deja de apreciarse la puntualidad, ciertamente no es algo que se exija en la gente, excepto quizás enalgunos círculos de negocios (aunque de forma inconstante). La práctica común es llegar una o dos horas más tarde a cualquier reunión, o incluso no llegar.
(www.solutionsabroad.com/espanol/a_choquecultural.asp)


Se a fala e os costumes podem contribuir para uma comunicação conflituosa, os gestos, por não serem universais, também podem provocar mal-entendidos.
Um mesmo gesto podeconter diferentes significados em diferentes países:
[pic]
Algumas vezes, o mesmo gesto pode ter significados não apenas diferentes, mas agressivos.
Lo que se considera como educado y correcto varía de un país a otro. En general, el apretón de manos está ya reconocido en todo el mundo como una señal de amistad. Si te ofrecen una mano, no la rechaces, por muy sucia que esté, yate lavarás luego. Sin embargo, hay otros gestos que hay que evitar. Fíjate en lo que hacen los nativos, como suelen comportarse, sus costumbres, aunque muchas veces no podrás evitar meter la pata.
(http://www.amadeus.net/home/destinations/es/index.htm.)


As diferenças culturais podem ser muito acentuadas mesmo quando se pensa num único país, como é o caso da Espanha. E tanto issoé verdade que, para haver um maior envolvimento por parte do público quanto ao uso da camisinha, foram elaborados quatro cartazes semelhantes, mas cada um escrito numa das línguas oficiais (castelhano, catalão, vasco e galego), apesar de todos os espanhóis falarem o castelhano.


[pic] [pic] [pic] [pic]



2. LIDANDO COM O TEXTO E AS DIFERENÇAS CULTURAIS


Há também...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • A realidade na sala de aula
  • Aspecto cognitivo na aula
  • História E Música Na Sala De Aula O Consagrado E O Excluido
  • Resumo. Candido, Antonio. “Cavalgada Ambígua”. In Na Sala De Aula: caDerno De Análise Literária. 3 Ed. São...
  • trabalhos
  • Os outros
  • Trabalho
  • Trabalho

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS