Os Recursos Audiovisuais No Processo De Ensino-Aprendizagem

Páginas: 5 (1024 palabras) Publicado: 13 de junio de 2012
OS RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Paulo Fabrício dos Reis Silva

Um dos grandes desafios vividos hoje pela educação é a busca por metodologias que possibilitem umaintegração às novas tecnologias e uma conscientização coletiva dos valores culturais, da diversidade e do entrelaçamento de linguagens existentes. Esta necessidade se toma como exigência da própria sociedade democrática, onde todos devem ter acesso à educação. O Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos reza que “toda pessoa tem direito à instrução”. E ainda complementa: “Ainstrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais”. Isso gera para o educador a responsabilidade por vidas, por identidades, pela humanização e pela orientação com o intuito de promover a compreensão do mundo de uma forma consciente e conivente com o princípio de liberdade de escolha.Segundo Oscar Manuel de Castro Ferreira e Plínio Dias da Silva Júnior (1986, p. 3), o educador deve estar consciente dos caminhos do futuro para não ser traído por ele e deve dedicar-se na busca de soluções para o seu trabalho do dia-a-dia. As condições de aprendizagem devem evoluir com o tempo, com o mundo. O quadro de giz e o apagador não são apenas artefatos do passado, ainda o usamos hoje, mas,com certeza, são sucatas do futuro. Tradicionalmente, numa sala de aula existem professor e aluno. Nesta perspectiva, estabelece-se entre eles uma relação biunívoca.

A utilização de recursos audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem gera, decerto, um acréscimo e enriquecimento à missão do educador. A diversidade de alternativas que existem para engrandecer o trabalho e para o alcance deresultados pontuais possibilita a saída do que Ferreira & Júnior (1986, p. 4) chamam de “tradicional colorido”, passando a estabelecer uma “pedagogia audiovisual”. Vejamos o novo esquema:


Faz-se necessário, hoje, o estímulo de outros sentidos para que o processo de ensino-apredizagem não fique restrito à linguagem oral. Uma vez que os sentidos são a ligação do homem com o mundo exterior,quanto mais eles forem estimulados em sua totalidade, a aprendizagem se torna mais fluida e o resultado esperado pelo educador o é satisfatório. Ferreira e Júnior (1986, p.5) citam estudos feitos pela Socony-Vacuum Oil Co. Studies afirmam que nossa retenção mnemônica é pautada nas seguintes porcentagens: 1% por meio do gosto, 1,5% pelo tato, 3,5% por intermédio do olfato, 11% pela audição e 83%utilizando-se a visão. A combinação oral e visual permite uma alta retenção e, portanto, uma facilidade muito maior na aprendizagem. È importante que o sujeito que aprende tenha uma atitude ativa, fazendo com que os sentidos estejam “ligados” para absorver as informações. As classificações dos recursos da aprendizagem, por Edgard Dale, servem para aclarar as idéias em relação à questão da retençãomnemônica. A aprendizagem é mais eficiente à medida que os recursos são mais concretos.

A escolha do recurso e o seu melhor aproveitamento dependem do educador. Somente ele poderá administrar essa harmonia e equilibrar esse apoio sem subtrair a base do processo de ensino-aprendizagem. A eficácia dos mecanismos e o êxito das ações são pautados, decerto, no comprometimento do educador em não abnegarseu papel ante a infinidade de recursos, e não se deixar substituir pelo recurso, que não passa de adjunto nesse processo. O cinema potencializa um grande aliado enquanto recurso audiovisual complementar para as atividades em toda e qualquer área do conhecimento. Marcos Napolitano (2005, p.11) diz que o cinema pode ser considerado uma “nova” linguagem centenária, pois, apesar de haver...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • O que é a criatividade? o que é ser criativo? o que é aprender? o que é a aprendizagem? como aprender a ser...
  • process
  • Process
  • Process
  • process
  • Process
  • “O Ensino E A Aprendizagem De Língua Espanhola Por Meio De Redes Sociais – O Relato De Uma Experiência”
  • Pac1 Processos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS