Os Sentidos Lexicais De Composições E Expressões Fixas No Humor E Na Propaganda

Páginas: 15 (3748 palabras) Publicado: 15 de mayo de 2012
OS SENTIDOS LEXICAIS DE COMPOSIÇÕES
E EXPRESSÕES FIXAS
NO HUMOR E NA PROPAGANDA

Geraldo Jose Rodrigues Liska (UFMG)[1]
geraldliska@hotmail.com

RESUMO

Este artigo objetiva analisar diversas produções semânticas, marcadas por fatores sociolinguísticos, culturais e históricos, nas palavras inseridas nos discursos humorístico e publicitário. Pretende-se, por meio dessa análise,justificar a importância das diferentes construções do significado para os efeitos de sentido de textos humorísticos e publicitários com a dissociação dos sentidos de expressões idiomáticas e colocações e novas produções semânticas a partir dela. Ressalta-se que o contexto do discurso deve ser de conhecimento dos interlocutores para que o processo de comunicação se estabeleça com sucesso, necessita-seremeter o enunciado à história e às condições de produção/compreensão que interferem no trabalho de criação/percepção dos sujeitos de um determinado discurso, como a formação sociolinguística e o desenvolvimento psíquico deles. Por exemplo, mesmo sendo considerada “fixa”, uma expressão idiomática pode ser “quebrada” por meio da posição no layout do texto/imagem, de sua inserção num conjunto depalavras, de imagens, num contexto histórico estabelecido. O mesmo acontece com as colocações, que podem variar de sentido no meio desses fatores. Como parte inicial do trabalho, serão expostos os aspectos teóricos que servem de apoio à análise do discurso humorístico. Por conseguinte, o corpus será analisado, como comprovação prática do efeito humorístico da polissemia presente em composições eexpressões idiomáticas da língua portuguesa, fazendo da mídia impressa grande centro de criatividade e imaginação.
Palavras-chave: humor, expressões fixas, polissemia, sentido lexical.
INTRODUÇÃO


A língua move-se ao longo do tempo numa corrente que ela própria constrói. Tem um curso… Nada é perfeitamente estático. Todas as palavras, todos os elementos gramaticais, todas aslocuções, todos os sons e acentos são configurações que mudam lentamente, moldadas pelo curso invisível e impessoal que é a vida da língua (SAPIR, 1921: 150-171, apud ULMANN, 1973: 401).

Não é preciso ser linguista para saber que um discurso deve ser de conhecimento dos interlocutores para que o processo de comunicação se estabeleça com sucesso. Necessita-se remeter o enunciado à história e às condiçõesde produção/compreensão que interferem no trabalho de criação/percepção dos sujeitos de um determinado discurso, como a formação sociolinguística e o desenvolvimento psíquico deles. Assim, para que se possa definir leitura, não basta que ela seja apenas a decodificação de informações linguísticas, mas sim deve haver também a associação das informações com o que advém do mundo do leitor(Fregonezi, 1999).
Esses fatores são importantes para a concepção do léxico como a base funcional em que se estrutura a língua. Seu ensino não pode ser visto como um repositório onde se despejam palavras novas para o aprendiz. Deve-se conscientizar o aluno dos traços inter e intralinguísticos, semânticos e pragmáticos que permeiam o funcionamento da língua e atribuem ou desconstroem o significado das‘coisas’ no mundo, seja de quando se trata do que é novo, do que se está ou esteve em uso.
Entre os diferentes discursos nos quais se pode perceber o funcionamento da língua por meio do léxico, estão os textos humorísticos em formato de propaganda, objetos de estudo deste artigo, que não podem ser visto apenas com função de entretenimento, já que para sua compreensão se exige um contexto[2] que deveser de conhecimento dos interlocutores do discurso. Cabe ao leitor fazer operações epilinguísticas, utilizar-se de conhecimentos sobre a língua, sobre o comportamento linguístico que se espera de um sujeito em determinada situação, sobre o contexto em que se produziu o texto. É necessário percorrer um caminho de pistas linguístico-discursivas, pois o enunciado apresenta efeitos de sentido...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • el sentido del humor
  • Sentido del humor
  • Sentido del humor
  • El Sentido Del Humor
  • Sentido Del Humor
  • Educar el sentido del humor
  • Educar el sentido del humor
  • Sentido Del Humor Como Una Fortaleza

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS