Partidos E Educação

Páginas: 13 (3110 palabras) Publicado: 28 de noviembre de 2012
A pergunta ainda não tem resposta, mas os partidos com maior representatividade já anunciaram as suas propostas para o sistema educativo nacional. Os portugueses escolhem o próximo governo a 5 de junho.
A contagem decrescente para as eleições legislativas começou. Os programas eleitorais foram apresentados com pompa e circunstância e a área educativa ocupa uma parte importante das estratégiaspolíticas. A oposição insiste num novo modelo de avaliação da classe docente, menos burocrático. O PS agarra-se ao investimento feito no passado para reafirmar a vontade de aumentar a taxa de escolarização e aplicar a escolaridade obrigatória de 12 anos. O PSD defende uma avaliação nacional no fim de cada ciclo de ensino e a revisão do modelo de financiamento dos contratos de associação.

OCDS-PP propõe a realização de exames no final de cada nível de ensino, um modelo de avaliação inspirado no que é aplicado no ensino particular e cooperativo, uma revisão curricular que termine com a Área de Projeto e Estudo Acompanhado, e a junção num único ministério do ensino superior e não superior. O BE chama a atenção para a importância de regular os horários dos professores e reduzir o númerode alunos por turma. A CDU não desiste das ideias apresentadas nas eleições legislativas de 2009 e garante que a autonomia das escolas públicas passa por definir um regime de financiamento que estipule responsabilidades. O EDUCARE.PT mergulhou nos programas eleitorais para analisar as propostas dos partidos com maior representatividade na Assembleia da República. Quem será o próximo ministro daEducação? A resposta será dada dias depois de 5 de junho. O PS quer manter o modelo de avaliação, o PSD propõe a criação de uma carreira profissionalizada de diretor escolar, o CDS-PP avança com a introdução de cursos profissionais no 3.º ciclo, o BE defende a integração dos professores contratados nos quadros, a CDU insiste na revogação do Estatuto da Carreira Docente. | |

Nas primeiras páginasdo programa eleitoral do PS surge uma referência à qualificação da escola pública. Esta é uma das apostas do partido que promete dar continuidade ao que tinha vindo a defender para a educação do país. O PS recorda o que fez: "investimos na educação, valorizámos a escola pública, reformámos o 1.º ciclo do Ensino Básico e reordenámos e qualificámos o parque escolar; relançámos o ensinoprofissional, reduzimos o abandono e o insucesso escolar e demos novas oportunidades de qualificação aos trabalhadores no ativo, promovemos o acesso e alinhámos o ensino superior pelas regras de Bolonha".

Nas 12 marcas de mudança que o PS destaca no seu programa, para demonstrar que as reformas estruturais têm marcado a sua agenda governativa, aparece, à cabeça, a redução do abandono e do insucessoescolar, a melhoria do desempenho do sistema educativo e a modernização do parque escolar. Com números à mistura: "entre 2005 e 2009 o abandono escolar foi reduzido em oito pontos percentuais, de 39% para 31% e, pela primeira vez, Portugal atingiu a média da OCDE com 81% dos jovens entre os 15 e os 19 anos inscritos na escola".

Do passado para o futuro. O PS apresenta sete desafios estratégicos e aeducação lá está com o compromisso de aumentar a taxa de escolarização dos jovens e reforçar as qualificações dos portugueses. E aí surge a aplicação da escolaridade obrigatória de 12 anos, a promoção da formação profissional e a generalização do ensino superior. Para cumprir com a escolaridade obrigatória até ao fim do Ensino Secundário, o partido defende que é preciso diversificar a ofertaeducativa, reforçar as aprendizagens na língua materna, nas matemáticas e nas ciências experimentais, além de modernizar o parque escolar.

A sua ideia, lê-se, é promover uma cultura escolar de rigor e de exigência. Nesse sentido, o PS volta a defender "o desenvolvimento de sistemas equilibrados e eficientes de avaliação, não só dos alunos, como também das escolas e dos professores" e a autonomia...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Glossário A Partir Dos Conceitos De Educação, Cultura E Sociedade
  • Educação No Campo
  • Educação inócua
  • Educação no brasil
  • Educaçao física
  • Educação
  • Educação
  • Educaçao

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS