Paulo Freire

Páginas: 23 (5553 palabras) Publicado: 6 de mayo de 2012
ULO
Como trabalhar com o povo?
PED-0019

APRESENTAÇÃO
Paulo Feire
No dia 23 de janeiro de 1982, Paulo Freire compareceu à CEB – Catuba (Vila Alpina) – SP. – para um bate-papo com as pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente com um trabalho de Educação Popular.
Estavam presentes representantes de diversas entidades como: Pastoral de Juventude, Pastoral Operária, Oposição SindicalMetalúrgica e Membros de diversas Comunidades Eclesiais de Base, entre outros.
É da gravação desse bate-papo que nasce este pequeno texto, com o objetivo de orientar-nos em nossas diversas formas de luta pela libertação.
Paulo Freire procura acentuar a importância da nossa postura frente às práticas populares, pois não basta "querer mudar" a sociedade, é importante "saber mudar", e mais sabermudar numa direção de igualdade e liberdade.
Ocorrem momentos em que nossas ações se tornam difíceis e serem desenvolvidas, e "nos perdemos no meio do caminho", isto – sem que às vezes percebamos – pode ser conseqüências do fato de que herdamos de nossa história a tradição de nunca termos tido, enquanto povo, a chance de participar das decisões da sociedade, e, quando o tentamos, muitas vezesacabamos por utilizar as mesmas ferramentas da classe que domina.
"Só iremos superar essa postura de querer libertar dominando", quando entendermos que não estamos "sozinhos" no mundo e que o processo de libertação não é obra de uma só pessoa ou grupo, mas sim de todos nós. Para isso é preciso saber ler a nossa vida, isto é, procurar agir e refletir sobre a ação. Esse é o gesto que Paulo Freire chamade unir teoria com prática, pois somente pensando as nossas ações é que vamos nos reconhecer nelas como sujeitos da história.
Por fim cabe ressaltar que esse temário não é composto por receitas prontas e nem se propõe a resolver todas as questões referentes a prática e educação popular. Muitos problemas virão, muitos serão solucionados, o importante é viver a libertação "pacientementeimpaciente..."
PAULO MEKSENAS E NILDA LOPES PENTEADO
PASTORAL DE JUVENTUDE
SETOR PASTORAL VILA PRUDENTE
São Paulo, maio de 1982.
INTRODUÇÃO
COMO SE DÁ A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA?
O encontro com Paulo Freire começou com uma discussão entre os participantes sobre a relação teoria-prática. Em seguida, o Paulo passou a comentar as idéias abordadas. Tentamos reproduzir as colocações dele no texto quesegue abaixo:
"Em primeiro lugar, o moço alí tem razão, quando afirmou que não se pode ficar só na teoria. O que ensina a gente é fazer as coisas. É a prática da gente. É claro, não faz mal nenhum que se leia um livro ou outro. Há um livrinho aí muito bom, escrito pelo Professor Brandão, "O que é o Método Paulo Freire" (coleção primeiros passos), por exemplo. Mas o que é fundamental é fazer. Élançar-se numa prática e ir aprendendo-reaprendendo, criando-recriando, com o povão. Isso é que ensina a gente. Agora, se há possibilidade de bater um papo com quem tem prática ou com quem já teve prática, ou com quem tem uma fundamentação teórica a propósito, a experiência é excelente. Mas eu me comprometo a fazer isso. Eu acho válido. A minha assessoria em certo sentido. Agora, o que é preciso é fazerassim a gente vai tendo a sensação agradável de estar descobrindo as coisas com o povo. Então, aí eu tenho a impressão de que hoje não caberia uma palestra sobre o método. Não para isso que eu vim aqui.
Mas eu tenho a impressão que poderia colocar a nós, e não a vocês porque eu coloco a mim também alguns elementos, chamemos até de princípios. Estes princípios são válidos não apenas prá quem estámetido com a alfabetização, mas prá quem está participando em qualquer tipo de pastoral. Não importa se está fazendo alfabetização de adultos ou trabalhando na pastoral operária, qualquer uma que seja. È válido até prá quem é médico e trabalha com o povão".

NINGUÉM ESTÁ SÓ NO MUNDO
O primeiro princípio que eu acho que seria interessante salientar aqui é o seguinte:
Enquanto educadores,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Paulo Freire
  • Paulo Freire
  • Paulo Freire
  • Paulo Freire
  • Paulo freire
  • Paulo Freire
  • Paul Freire
  • Paulo Freire

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS