Pesquisasempre

Páginas: 2 (344 palabras) Publicado: 19 de octubre de 2012
Outras formas de energia
As usinas hidrelétricas predominam na produção da energia elétrica no país, mas o Brasil investe também em projeto de energias alternativos,
Como o Proálcool, desde 1975,e mais recentemente, no aproveitamento de energia eólica (do vento), no Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
A construção de energias hidrelétricas causa grandes impactos ambientais. Porcausa grande área a ser inundada para servir de reservatório, ocorre problemas como: o grande de número de espécies vegetais e animais que perdem seu habitat, a decomposição da vegetação que tambémproduzira poluição nas águas represadas, entre outras formas de poluição.
Energia eólica
A energia eólica é bastante utilizada entre outros países, principalmente europeus, e pode ser uma soluçãopara amenizar o problema energético. O Brasil dispõem de condições naturais e de tecnologia para a instalação de pás e turbinas para a geração de energia, os cata-ventos de três pás, chamadas deaerogeradores.
Quase todo território nacional possui boas condições de vento para a instalação de aerogeradores, mas as áreas mais favorecidas estão no litoral nordestino, especialmente no Ceará e RioGrande do Norte. Estudos mostram que o potencial brasileiro de energia de eólica é maior que o das usinas hidrelétricas instaladas. A usina eólico elétrica de Taíba em São Gonçalo do Amarante, no Ceará é aprimeira do mundo construída sobre dunas de areia.
Considerada uma das formas mais limpas de produzir energia elétrica em vigor no mundo, a energia eólica, porém tem sido questionada no estado ondea ação do Ministério Público Federal denunciaram diversos problemas socioambientais causados na instalação dos parques eólicos. Entre os problemas estão a devastação de dunas, o aterramento de lagos,interferências em aquíferos, a destruição de casas e conflitos com comunidades de pescadores .
Energia Solar
O Brasil possui bom potencial energético solar, mas as condições para a instalação...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS