Petct

Páginas: 22 (5398 palabras) Publicado: 9 de noviembre de 2012
Artículos e informes especiales / Articles and special reports

A tomografia por emissão de pósitrons: uma nova modalidade na medicina nuclear brasileira
Cecil Chow Robilotta1
Como citar: Robilotta CC. A tomografia por emissão de pósitrons: uma nova modalidade na medicina nuclear brasileira. Rev Panam Salud Publica. 2006; 20(2/3):134–42.

SINOPSE

A medicina nuclear utiliza substânciasradioativas para diagnosticar e tratar doenças. Essa especialidade médica, capaz de fornecer informações fisiológicas e metabólicas sobre o corpo humano, se tornou uma ferramenta fundamental para a detecção precoce de muitas desordens, inclusive vários tipos de câncer. O presente artigo descreve os marcos históricos da medicina nuclear, os princípios físicos básicos que subjazem à tomografia poremissão de pósitrons (PET), um método de imagem usado para mapear a distribuição de radiofármacos no corpo para fins diagnósticos e terapêuticos, e o estado atual dessa modalidade no Brasil.

Palavras-chave: compostos radiofarmacêuticos,

diagnóstico por imagem, PET, imagem funcional, Brasil.
1

Universidade de São Paulo, Instituto de Física. Correspondência: Rua do Matão, Travessa R, 187,Cidade Universitária, Butantã, CEP 05508-900, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: cecilcr@if.usp.br

A medicina nuclear é uma especialidade médica que utiliza compostos (ou moléculas) marcados com radionuclídeos, os radiofármacos, para fins de diagnóstico e terapia. Esses compostos seguem caminhos funcionais ou metabólicos específicos dentro dos pacientes, o que confere a essa modalidade diagnóstica umacaracterística de natureza biológica que as outras modalidades não possuem. A detecção externa da radiação emitida pelo radiofármaco permite diagnosticar precocemente muitas doenças, enquanto que as alterações anatômicas, muitas vezes, não se manifestam senão em estágios relativamente avançados, como no caso de diversos tipos de câncer. Outra característica importante dos exames realizados comradiofármacos é a sua alta sensibilidade—isto é, é possível obter informações biológicas com concentrações de radiofármacos em níveis de nano ou picomolares. Além disso, a marcação de diferentes moléculas com um único radionuclídeo permite avaliações e estudos de um mesmo órgão ou sistema em seus aspectos tanto macroscópicos quanto moleculares. Tais estudos podem ser realizados através de imagensobtidas in vivo ou através de ensaios laboratoriais. Atualmente, a maior parte dos estudos radionuclídicos clínicos é de imagens, em especial as tomográficas. Neste artigo, serão relatados, inicialmente, alguns fatos históricos sobre o desenvolvimento da medicina nuclear, seguidos de uma apresentação dos aspectos físicos da tomografia por emissão de pósitrons (positron emission tomography, PET);finalmente, será abordada a situação desta modalidade no Brasil.

134

Rev Panam Salud Publica/Pan Am J Public Health 20(2/3), 2006

Robilotta • Tomografia por emissão de pósitrons

Artículos e informes especiales

UM POUCO DE HISTÓRIA
Pode-se dizer que a história da medicina nuclear começou com as descobertas da radioatividade natural por Henri Becquerel, em 1896, e de elementosradioativos naturais por Marie e Pierre Curie, em 1898 (descobertas pelas quais os três cientistas receberam o Prêmio Nobel de Física de 1903). Entretanto, foi o “princípio do traçador”, proposto pelo químico húngaro George de Hevesy (1), em 1913, que realmente forneceu o fundamento biológico para a especialidade. Ele confirmou o princípio através de experiências com nitrato de chumbo marcado com onuclídeo radioativo 210Pb, mostrando sua absorção e seu movimento em plantas. Por esse feito, Hevesy recebeu o Prêmio Nobel de Química de 1943. Em 1927, Herrmann L. Blumgart e Soma Weiss (2) realizaram a primeira medida da velocidade sangüínea, mediante a injeção de uma solução de radônio-C em um braço e a subseqüente verificação, com uma câmara de Wilson, de sua chegada no outro braço. Um avanço...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS