Petróleo y petroquímica

Páginas: 131 (32639 palabras) Publicado: 2 de agosto de 2010
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento d E D t t de Engenharia Q í i h i Química

DEQ 370

REFINO DE PETRÓLEO Ó E PETROQUÍMICA

Prof. D Afonso A li Dantas Neto P f Dr. Af Avelino D N Alexandre Gurgel, Ph.D.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento d E D t t de Engenharia Q í i h i Química

REFINO DE PETRÓLEO EPETROQUÍMICA

INTRODUÇÃO

I.I – INTRODUÇÃO
Petróleo: Origem da Palavra: Latim Petra (pedra) + Oleum (óleo) Definição Genérica: Mi t D fi i ã G é i Mistura lí id d compostos orgânicos e líquida de t â i inorgânicos em que predominam os hidrocarbonetos, desde os alcanos mais simples até os aromáticos mais complexos. Definição ASTM – American Society for Testing and Materials: “O petróleo éuma mistura d ocorrência natural, consistindo ól i de ê i l i i d predominantemente de hidrocarbonetos e derivados orgânicos sulfurados, nitrogenados e/ou oxigenados, o qual é, ou pode ser, removido da terra no estado líquido”.

I.I – INTRODUÇÃO
Petróleo = Hidrocarbonetos + Impurezas Processo de Formação Espontânea. Encontrado em muitos lugares da crosta terrestre e em grandes quantidades.Mistura inflamável, de coloração que varia entre amarela e preta. Encontrada nas rochas de bacias sedimentares e originada da decomposição da matéria orgânica depositada no fundo de mares e lagos que sofreu transformações químicas pela ação de temperatura, pressão, pouca oxigenação e b té i i ã bactérias.

I.I – INTRODUÇÃO
Transformações prosseguem em maior ou menor grau até o momento da descobertada jazida e extração do petróleo nela contido. , p ç Dessa forma, é virtualmente impossível a obtenção de amostras de petróleo com a mesma composição química, até mesmo em um mesmo campo produtor.

Decomposição de plantas e animais aquáticos

Camadas de lama e sedimentos

Petróleo

400 a 500 milhões de anos

Ambientes e mares fechados f h d
(Pequenas quantidades de O2)

I.I –INTRODUÇÃO
Quase todos os petróleos conhecidos mostram atividade ótica, sendo a maioria dextrógira. Conseqüentemente, ele deve ser oriundo de organismos vivos, pois apenas estes são oticamente ativos. No petróleo bruto estão presentes compostos que se decompõem acima de 200°C, dos quais a porfirina é o mais conhecido. Isto nos leva a admitir que ao longo de seu processo de formação, a temperatura nãotenha sido superior a este valor. Com a ação de temperatura e pressão e ainda com a ação de bactérias ao longo do tempo, a massa de detritos se transformaria em gases e compostos solúveis em água e em material sólido remanescente, remanescente que continuaria a sofrer a ação das bactérias até passar para um estado semi-sólido (pastoso).

I.I – INTRODUÇÃO
Através de um processo de craqueamentocatalisado por minerais contidos na rocha-matriz, este material sólido passaria para o estado líquido. Esta substância líquida separar-se-ia da água do mar que restava nestes sedimentos e flutuaria em função de sua menor sedimentos, densidade. Com a pressão das camadas da rocha-matriz o óleo fluiria no rocha-matriz, sentido da pressão mais baixa através dos poros da rocha, até encontrar uma posiçãode equilíbrio em que a pressão por ele exercida seja i l à d água também presente nos poros. id j igual da b O petróleo se esconderia nestes poros e ainda poderia sofrer pequenas variações em sua composição através de processos físicos, até sua descoberta na fase exploratória.

I.II – HISTÓRICO
Não se sabe quando a atenção do homem foi despertada, mas o fato é que o petróleo, assim como oasfalto e o betume, eram conhecidos desde os primórdios das civilizações. Nabucodonosor, por exemplo, usou o betume como material de liga nas construção dos célebres Jardins Suspensos da Babilônia Babilônia. Betume foi também utilizado para impermeabilizar a Arca de Noé. Os egípcios o usaram para embalsamar os mortos e na construção de pirâmides, enquanto gregos e romanos o empregaram com fins...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • el petroleo y la petroquímica
  • Petroleo Y Petroquimica
  • Petróleo y petroquímica
  • Petroleo y petroquimica
  • Petroquimica laboratorio de la privatizacion de petroleos
  • Infograma industrias del petroleo y petroquimica
  • Industria Petroquimica Y La Relacion De Ella Y El Petroleo
  • “Energía, petróleo, petroquímica y desarrollo industrial”

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS