Petroleo

Páginas: 2 (341 palabras) Publicado: 3 de noviembre de 2011
8.1 - Introdução
O termo "Density Log" foi traduzido inicialmente como Perfil de Densidade. Em inglês, "density" (g/cm3 ou kg/m3) equivale à massa específica em português, enquanto que “specificgravity" seria a densidade. Usaremos o termo densidade pela tradição na perfilagem.
Este perfil registra continuamente as variações das densidades das camadas com a profundidade. A exemplo do discutidono Sônico, existe uma relação entre a participação volumétrica de cada elemento constituinte e a densidade total da rocha ("bulk density" = ρB).
A medida da densidade é realizada pelo “bombardeio”das camadas por um feixe monoenergético de raios gama. Para que isso seja possível, a ferramenta dispõe de um patim metálico com uma fonte radioativa (Cs137), direcionada, com nível energético da ordemde 0,667 MeV, pressionada contra a parede do poço.
A probabilidade de ocorrência de um choque entre os raios gama e a matéria depende das propriedades nucleares do material envolvido e da energia dofóton. Esta probabilidade é denominada de seção eficaz (cross section) e tem por unidade o Barn = 10-24 cm. Quanto maior a seção eficaz maior a probabilidade de uma interação se realizar. Assim, aseção eficaz pode ser considerada como sendo um diâmetro aparente de um núcleo a ser atingido.
Quando os raios gama atravessam um meio qualquer, eles interagem com os elétrons orbitais de seusconstituintes de três modos distintos: (a) podem ser absorvido e um par elétron-pósitron é produzido em contrapartida - é o efeito de Produção de Par, e requer uma radiação gama de alto nível energético; (b)podem ser absorvidos por um elétron, deslocando-o de sua órbita normal - é o efeito Fotoelétrico. Ocorre primariamente com raios gama de energia menor que 0,5 MeV e, (c) Os raios gama podem serdefletidos pelos elétrons, ao quais cede parte da energia cinética. Este processo é denominado de Efeito Compton e é a interação preferencial entre os raios gama e as rochas, pelo fato de se usar a fonte...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Petroleo
  • Petroleo
  • Petroleo
  • Petroleo
  • Petroleo
  • Petroleo
  • Petroleos
  • petroleo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS