Por Que Ainda Ocorre Evasão Escolar?

Páginas: 7 (1713 palabras) Publicado: 10 de octubre de 2012
POR QUE AINDA OCORRE EVASÃO ESCOLAR?
 

 

                          Sidnéia Rosana Ferreira¹
                            Silvana Cácia de Oliveira²
 

 

RESUMO
 

Este artigo tem como propósito identificar  as possíveis causas da evasão escolar no Ensino da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Licínio Monteiro da Silva, localizada na cidade de Várzea Grande / MT.Levantaremos hipóteses e discussões sobre o tema, reflexões sobre as metodologias e apresentação de estratégias de aprendizagem que possam amenizar o problema da evasão escolar verificada junto aos alunos do Ensino Médio da EJA.

 

Palavras-chave: EJA, evasão escolar, metodologia, aprendizagem significativa
 

 

ABSTRACT 
 
This article aims to identify possible causes of dropout in HigherEducation Youth and Adult State School Licinius Monteiro da Silva, in the city of Lowland Grande / MT. Hypotheses and discussions on the subject, comments on the methodology and presentation of learning strategies that will alleviate the problem of school drop-checked with the school students of adult education.


Keywords: adult education, school dropout, methodology, significant learning1-Professora da rede estadual de educação de Mato Grosso, licenciada em História pela UNIVAG. Email: sidneiarosana@hotmail.com
 

2-Professora da rede estadual e filantrópica de educação de Mato Grosso, licenciada em Geografia pela UFMT. Email: silsoueu@hotmail.com


INTRODUÇÃO
  

 Nos últimos anos defrontamos com profundas transformações mundiais, tanto no âmbito da economia, da política,da cultura, como da educação. Com isso, o desenvolvimento científico e tecnológico tem um papel fundamental na formação do cidadão para a vida e para o trabalho, colocando em discussão os fins da educação e a formação dos futuros profissionais, buscando assim soluções para evitar a evasão escolar e consequentemente garantir um ensino de qualidade para os educandos.

É notório que a educaçãotornou-se um vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável e equitativo. Além disso, o grau de escolaridade constitui-se um dos principais fatores que determinam o nível de empregabilidade dos indivíduos.

Dessa forma, novas propostas para a educação fazem-se necessárias. A inclusão e manutenção do aluno no ambiente escolar é um ponto a ser considerado no desenvolvimento intelectual dasociedade.

 

Novas propostas para a educação fazem-se necessárias. O ensino da EJA, mecanismo de recuperação que oportuniza o aluno se ingressar no processo de ensino aprendizagem  , está sendo convocado a repensar e a transformar seus vínculos com a sociedade. Mas, existem diversos fatores que precisam ser corrigidos e outros eliminados para que as pessoas possam ter mais acesso à escola e,sobretudo poder concluir seus estudos, mesmo que seja de forma acelerada e possa parecer tardia.

As deficiências no ensino que é praticado em todos os níveis manifestam-se, entre outros, na evasão escolar, no alto índice de repetência e no fraco desempenho dos alunos quando colocados diante de situações em que são solicitados a explicitar seu aprendizado.

 

 O modelo de ensino tradicional, noqual predomina na EJA, transmitida muitas vezes apenas através da informação verbal e escrita, presente em quase todos os livros didáticos atuais e fortemente enraizada na cultura pedagógica da maioria dos profissionais da área, é impróprio para um efetivo aprendizado neste núcleo. O aluno pode até “aprender” algumas habilidades na solução de determinados problemas específicos, mas na área deexatas principalmente, quase sempre aprende muito pouco ou quase nada. O que ele adquire muito rapidamente é um desinteresse pelo estudo desta área do conhecimento, pois, quando desvinculada da fenomenologia, ela perde seu maior atrativo e passa a ser uma ciência difícil de ser entendida pela maioria dos alunos. Mas é evidente também a dificuldade relacionada à de Linguagens, onde a interpretação e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Artigo Evasão Escolar
  • Teoría Aindas
  • CONTENIDOS TEMATICOS AIND
  • Aínda Cres Neles?
  • Escolar
  • escolar
  • Escolar
  • escolar

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS