Prática de exercício físico em estudantes universitários

Páginas: 9 (2026 palabras) Publicado: 3 de noviembre de 2010
1º ANO DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA

TRABALHO PARA ANÁLISE ESTATÍSTICA I

2009/2010

Índice

Introdução 3

Método 4

Resultados 6

Conclusões 9

Referências Bibliográficas 11

Introdução

No âmbito da cadeira Análise Estatística I, propomo-nos a realizar um trabalho, acerca dos hábitos dos estudantes do ISPA relativamente àprática de exercício físico. Fundamentalmente, o trabalho consiste na análise descritiva e exploratória da informação recolhida através de vários questionários.

Deste modo, para melhor situarmos o leitor no contexto do nosso trabalho, começaremos por fazer uma breve introdução teórica sobre o tema por nós escolhido – o exercício físico.

Exercício físico é qualquer actividade física que mantém ouaumenta a aptidão física em geral e tem o objectivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequenteestimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol e ajudam a prevenir a obesidade. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo o exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado, pois a prática desportiva só nospermite atingir os objectivos esperados quando é devidamente orientada.

É recomendado para todas as idades, sendo que para os idosos é sempre melhor consultar um médico antes de começar a rotina dos exercícios físicos. Para um bom desenvolvimento e crescimento, começar a actividade física desde criança é o ideal. Jovens e adultos levam uma vida mais tranquila e saudável quando tem o hábito de seexercitarem. O importante é sempre fazer o que se gosta, andar ou correr, qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado a uma alimentação nutritiva. Principalmente para quem quer perder peso, um bom exercício aeróbico e refeições balanceadas são necessários para tal mérito. Igualmente importante é não fazer exercício nem quando estiver em jejum nem com o estômago cheio.

A actividade físicanão deverá ser esgotante ou dolorosa para ser eficaz, mas deverá sempre ser praticada de uma forma regular.

Método

População Alvo

Para este estudo foram seleccionados 30 estudantes do ISPA, que têm hábitos de prática de exercício físico regulares.

Método de Amostragem

O método de amostragem por nós utilizado foi o método de amostragem por conveniência. Além de termos seleccionadosomente alunos que actualmente praticam qualquer tipo de desporto, seleccionámos também alguns que sabíamos de antemão estarem envolvidos em actividades desportivas no ISPA. Assim sendo, ao inquirimos apenas os alunos cujas características favoreciam o nosso estudo, o método de amostragem não poderia ser outro.

Recolha de Dados

Nos dias 8 e 12 de Janeiro procedemos à distribuição dosquestionários por nós elaborados. Aproveitando a realização de frequências no ISPA durante estes 2 dias, foi-nos fácil chegar aos 30 participantes pretendidos. Alguns já tinham sido contactados previamente o que também tornou a nossa tarefa mais fácil.

Tratamento Estatístico

Após a recolha dos questionários, passámos ao tratamento dos resultados dos mesmos, utilizando o programa informáticoStatistical Package for Social Sciences (SPSS). As variáveis (e respectiva operacionalização) em estudo dividem-se em dois grupo (ver em anexo o output):

VARIÁVEIS QUANTITATIVAS:

• Idade;

Operacionalização: Idade do inquirido.

• Número de horas semanais “antes”;

Operacionalização: Número de horas que o inquirido dispensava à pratica desportiva antes de ingressar no ISPA.

• Número...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Importância De Praticar Exercícios Físicos
  • Exercicio físico
  • Exercici Físic
  • exercici fisic
  • Exercici fisic
  • Pratica de fisica
  • FISICA PRATICA
  • Praticas De Fisica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS