Presépio ana

Páginas: 3 (691 palabras) Publicado: 30 de junio de 2011
Presépio do Carlos Drummond de Andrade

Gênero literário: é um conto de subgênero modernista.
Temática central: Dasdores, uma jovem que morava numa pequena cidadezinha, eram-lhe impostasinumeráveis tarefas em casa. (... numerosas obrigações: cuidar dos irmãos, velar pelos doces de calda, pelas conservas, manejar agulha e bilro, escrever as cartas de todos.). Segundo os seus pais uma moçadeve estar sempre ocupada para não formar pensamentos, tarefas que não impedem à moça pensar no seu namorado, o Abelardo. Na véspera de natal Dasdores precisava montar o presépio, mas estava confusa,pois para terminá-lo gastaria muito tempo e isso comprometeria a sua ida a missa do galo, único lugar onde pode ver-se com o Abelardo. Ela não poderia perder a oportunidade de vê-lo, pois encontravacom ele em poucos momentos (... É difícil ver namorado na rua, pois moça não deve sair de casa, salvo para rezar ou visitar parentes. Festas são raras. O cinema ainda não foi inventado, ou, se o foi,não chegou a esta nossa cidade.)
Dasdores apressou-se durante o dia e a noite na montagem do presépio. O tempo passava muito rápido, a jovem lutava contra o relógio, precisava termina a tempo, paraassim conseguir ir à missa, ela sempre está a pensar no Abelardo.
Personagem:
Dasdores: é a personagem principal do conto, sofre um dilema o entre arrumar o presépio ou encontrar o namorado.Abelardo: o namorado fuma na outra rua, é o dono dos pensamentos da moça.
Narrador: Onisciente, o narrador é uma terceira pessoa, quem conhece os segredos da moça, a sua angústia e os seus desejos.Ritmo narrativo:
O tempo é cronológico e psicológico, a história começa na manhã da véspera de natal e termina o mesmo dia, mas a estamos na presença dum tempo psicológico, pois o senhor desta históriaé o relógio, ou seja, o tempo, contra qual não se pode lutar. A menina é presa do tempo, do relógio grande da sala de jantar.
Descrições espaciais e emocionais:
A história desenvolve-se numa...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Anaid
  • Ana
  • anaa
  • Ana
  • ana
  • Anaa
  • ANA
  • ana

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS