Programação

Páginas: 62 (15435 palabras) Publicado: 25 de noviembre de 2012
EDSON GONÇALVES

AGRADECIMENTOS
Primeiramente gostaria de agradecer os inúmeros e-mails de leitores elogiando a primeira edição deste livro e também os que criticaram, pedindo mais detalhes a respeito de determinados assuntos. Também agradeço o apoio dado pela Editora Ciência Moderna para o desenvolvimento desta segunda edição. Um agradecimento especial ao apoio do JUG Leader e Founding JavaChampion, Daniel deOliveira, do DFJUG.

INTRODUÇÃO
Mais uma versão e, novamente, o NetBeans amadurece e surpreende com novas características que tornam o desenvolvimento mais agradável e ágil. A versão 6 desta fantástica IDE não poderia ser diferente de seus lançamentos anteriores, onde vemos que a intenção é tornar a ferramenta uma plataforma de desenvolvimento para várias linguagens. Estanova versão, além de aproveitar melhor as facilidades incorporadas nas especificações Java EE 5, conta também com as características que vem mudando o mundo do desenvolvimento Web, como o framework Rails da linguagem Ruby. Mais ainda, é possível, através do uso de JRuby, rodar aplicações Ruby on Rails (RoR) sobre uma Java Virtual Machine, agregando as facilidades do desenvolvimento com RoR, aliadosa estabilidade e integração com sistemas Java rodando sobre os servidores de aplicações. Além do Ruby, a linguagem PHP tida como plu, gin adicional na versão 6.0, também ganhou seu lugar na IDE definitivamente na versão 6.1, ainda em desenvolvimento no momento em que este livro é escrito. Com um número maior de linguagens e frameworks suportados, o desenvolvedor pode contar com assistentes que seintegram tanto para o desenvolvimento de aplicações Java, como também na integração com o poderoso framework Rails (RoR) para o mesmo principio. Outra novidade é a incorporação do editor visual ao NetBeans IDE 6.x, tido antes como um pacote separado, para geração de aplicações Web que utilizam o framework JavaServer Faces. Seu nome foi rebatizado para Visual Web JavaServer Faces Applications e émais uma das diversas facilidades que o desenvolvedor Java conta na construção de aplicações Web. Para este livro, nesta nova edição, cerca de 50% do material foi reescrito e ampliado. O leitor agora tem em suas mãos informações que vão desde a construção de aplicações Web básicas, contendo páginas JSP e Servlets, como também o foco na utilização de JavaServer Faces, incluindo Facelets. O uso deJPA (Java Persistence API) e EJB 3 foram adicionados, tendo em vista os leitores que estão aproveitando as facilidades que ambos incorporam no desenvolvimento de aplicações Web.

VIII

¦

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES WEB COM NETBEANS IDE 6

O uso de Ruby on Rails foi adicionado, incluindo o JRuby on Rails para programadores Java, focado na versão 2.0.2 do framework. Neste caso, não só um CRUD éfeito através da IDE, mas também há muitas explicações sobre sua arquitetura e um exemplo com relacionamento. A grande novidade neste livro está no aprimoramento dos capítulos sobre Visual Web JavaServer Faces. Para aqueles que desejam trabalhar com esta ferramenta, fora elaborado em dois capítulos um aplicativo completo, utilizando seus principais componentes com acesso a dados. E para aquelesque desejam utilizar JPA e Hibernate com Visual Web JavaServer Faces, um capítulo especial fora dedicado a este assunto, incluindo o uso de Spring. Por fim, há no CD-ROM como brinde, diversos Capítulos Extras que contém o trabalho com Struts, criando um CRUD completo, a utilização do novíssimo plugin iReport for NetBeans, integrando-se a ferramenta e facilitando a criação de relatóriosJasperReports e dois estudos de caso completos, envolvendo o Visual Web JSF, incluindo o uso de DAO genérico, injeção de dependências com Spring Framework e a JPA com o Hibernate como provider.

QUEM DEVE LER ESTE LIVRO? Este livro foi escrito para desenvolvedores com pouca ou nenhuma experiência na utilização do NetBeans IDE. Embora sejam apresentados alguns conceitos sobre as tecnologias Java, para a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Programação Orçamentária E Financeira
  • Programação em c#

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS