Projeto De Extensão Rural

Páginas: 7 (1619 palabras) Publicado: 20 de noviembre de 2012
IMPLANTAÇÃO DA CULTURA DO PHYSALIS COMO UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA, NUTRICIONAL E MEDICINAL PARA O CÂMPUS CACOAL E COMUNIDADE LOCAL.










CACOAL, 2012

1 INTRODUÇÃO
O trabalho tem como intuito diminuir a quantidade de produtos frutíferos advindos externamente do campus, ainda mostrar uma nova espécie frutífera de origem amazônica. A Physalis é uma frutífera de grande valornutricional e econômico que está sendo incorporada no quadro das pequenas frutas no Brasil. O cultivo de Physalis, por ser uma planta rústica e de boa adaptação, constitui-se em uma excelente alternativa de economia agrícola para pequenos e médios produtores, com boas perspectivas de comercialização no mercado brasileiro.
A Physalis peruviana é uma fruta originária dos Andes e pertence à família dassolanáceas. Dentro do gênero Physalis encontra-se em torno de 80 espécies diferentes, cultivadas na América, Europa e Ásia. Na Colômbia é conhecido como uchuva, no Japão como hosuki, no Equador como uvilla e aqui no Brasil é conhecida principalmente como camapum e joá-de-capote.
A produção do physalis possibilitara aos produtores da região o conhecimento de uma nova alternativa de produção, hajavista a rusticidade desta planta, e sua boa adaptação à região. Embora o cultivo desta fruta apresente um grande potencial para o mercado, seu plantio ainda é restrito devido desconhecimento das práticas de manejo, da alta demanda de mão de obra, além do alto preço de comercialização, não estando acessível à grande maioria da população.
O physalis chega a ser tratado como planta invasora pordiversos produtores o que evidência o desconhecimento de tal cultura, bem como suas propriedades. A planta da Physalis tem um alto valor agregado, podendo ser utilizada desde sua raiz até o fruto propriamente dito. Caracteriza-se por ser uma excelente fonte de ferro, fósforo, vitaminas A e C, além de alcaloides e flavonoides. A raiz e as folhas são ricas em propriedades medicinais, utilizadas nomercado farmacológico. Já o fruto é utilizado na fabricação de geleias, sucos, compotas, sorvetes, saladas de frutas, sendo uma ótima combinação em pratos salgados como doces.


2 PROBLEMA
A região não dispõe de cultivar adequada para a comercialização, desde que as que aqui existem são toxicas não servindo para o cultivo. O Campus Cacoal ainda sofre com a falta de espécies frutíferas.
3 HIPOTESEEste trabalho tem como propósito diversificar a linha de frutíferas no campus, alem de implementar uma nova cultura que fará a abertura de uma nova área de estudos dos cursos oferecidos pela instituição já que o physalis e alvo de pesquisas do Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV/UDESC, já que esta cultura tem importância comercial, medicinal alem de nutricionais. Demonstrar que se trata deuma excelente alternativa de agricultura sustentável para o pequeno e médio agricultor rural.

4 OBJETIVO GERAL
Demonstra aos discentes e docentes uma nova cultura para a região e suas vantagens.

5 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Introdução de uma nova cultura na região;
Aumentar a diversidade de frutas ofertadas na alimentação do Campus;
Aproveitar a terra agriculturável do Campus.
6REFERENCIAL TEORICO
Uma frutífera de grande valor nutricional e econômico, que está sendo incorporada nos plantios do grupo dos pequenos frutos é Physalis peruviana L. Provavelmente essa espécie é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais da Amazônia e está distribuída por todos os países andinos (CORPORACIÓN COLOMBIA INTERNACIONAL, 2000).
A physalis possui alto valor agregado (RUFATO et al.,2008), pois, além
do fruto como produto principal, utilizam-se também a raiz e as folhas no mercado farmacológico (MUNIZ et al., 2010c) e o cálice em forma de balão em decorações (SCHNEID, 2008). No entanto, aqui no Brasil normalmente encontra-se physalis nas grandes redes de supermercados e são comercializadas com o envoltório para consumo in natura e sem cápsula para o mercado de polpa e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Projeto De Extensão Em Espanhol
  • Conceito De Extensão Rural
  • Projeto De Extensão "Expressões Culturais Em Língua Espanhola"
  • Projeto
  • Projet
  • Projeto
  • Meus projetos
  • Projeto tecnologias

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS