Psicolog]ia general

Páginas: 12 (2953 palabras) Publicado: 17 de noviembre de 2010
Introdução
Este trabalho analisa a relação entre ideologia e educação no nosso contexto, tomando como unidade de análise o “4 de Outubro” consagrado dia da paz e da reconciliação nacional.
A importância da ideologia deriva da íntima relação que a educação tem com o poder político. Segundo MUSGRAVE (....), dentre outras funções , a educação deve em primeiro lugar, abastecer dirigentes políticosa todos os níveis da sociedade democrática, e depois, pede-se à educação que ajude a preservar o actual sistema de governo garantindo lealdade popular para com ele.
Essa lealdade implica uma confiança entre a educação e o poder político. Este, guia-se por determinada ideologia que é definida por FERNANDES & BAMBO (2009:106) como o conjunto de ideias jurídicas, políticas, morais, religiosas,filosóficas, científicas e artísticas que fundamentalmente servem os próprios indivíduos na apreciação das suas relações. Ou seja, conjunto de crenças e de conceitos que têm como função explicar a realidade social através de códigos de leitura específicos de grupos ou indivíduos, inspirando-se largamente em valores, propõe uma orientação precisa à acção histórica desse mesmo grupo.
Por outro lado, aideologia como o campo de intercepção entre a educação e a política, transforma a sociedade mediante a produção de valores e a criação de fronteiras de acção.
É um facto que o tratamento educacional do “4 de Outubro” não tem tido grande impacto em termos de educação de valores que essa efemêride encerra. Por um lado, não se aplica o princípio de - parafraseando a José Martí – la mejor forma dedecir es hacer1 por parte dos principais protagonistas do Acordo Geral de Paz e, por outro, existe pouca exploração educativa dos valores que nortearam a assinatura do acordo.
Essa realidade pode constituir-se numa possibilidade de análise do fazer educativo dos professores, na procura de pontos de contingência para o desenvolvimento de uma educação de valores aceites na nossa sociedade.
Aimportância dos valores no funcionamento social torna legítima a preocupação sobre que tipo de valores são transmitidos pela escola, como são transmitidos e que outras possibilidades podem ser exploradas na educação desses valores, no caso, os valores do “4 de Outubro”. Assim, pretende-se com este ensaio explorar uma possibilidade de aproveitamento de educação de valores sociais no nosso contexto,com base numa percepção crítica.
1.- Os desafios da diversidade ideológica na educação
A diversidade social e cultural em Moçambique, produz várias dicotomias que em Psicologia pode resumir-se no conceito de double bind2. Visão similar encontra-se em CASTIANO: 2005, que explora as aporias da educação em Moçambique existentes entre Identidade Nacional e Culturas Particulares, entre “Educação ParaTodos” e “Qualidade Para Poucos”, entre a Autonomia e a Dependência e, entre a Educação Geral e a Formação para o Trabalho.
Co-existem nas instituições de ensino em Moçambique, de todos os níveis, vários contingentes de professores/formadores cuja formação inicial foi guiada por determinadas políticas educativas, fundamentadas nas correspondentes filosofias de educação; podendo-se agrupar emtrês grandes grupos:
(i) Um primeiro grupo constituido por professores/formadores produto inicial da educação do período colonial, principalmente graduados de Professor do Posto Escolar para indíginas com um perfil caracterizado essencialmente pelo processo de assimilação;
(ii) Vários sub-grupos de educadores formados na Época Socialista (1975-1987) e Época Pós-Socialista (1987-2000), na concepçãode DIAS: 2002; diferentemente do corte temporal que faz GOLIAS: 1993, que situa este período entre 1975 a 1992. Contudo, pode se caracterizar como o perído da coexistência da ideologia e da utopia e;
(iii) Por hipótese, o período que vai de 1992 até a actualidade cuja principal característica é a proletarização da função docente, ou seja, economicismo educacional.
Para o Moçambique do...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Psicolog{ia oncol{ogica
  • Contralor{ia general de la republica
  • Psicolog A General
  • Psicolog A General
  • PSICOLOG A GENERAL
  • Psicolog a general
  • Psicóloga General
  • Psicolog[Ia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS