Psicologia Da Educação

Páginas: 19 (4648 palabras) Publicado: 26 de octubre de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UFSC – PÓLO CHAPECÓ

INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR, NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR

ELIS GORETT LEMOS DA FONSECA (09412076)

LADY DIANA PATIÑO ARECO (09412149)

RAQUEL MAYSA KELLER (09412210)

Letras Inglês

Psicologia Educacional: Desenvolvimento e

Aprendizagem

Chapecó – SC, outubro, 2011

UniversidadeFederal de Santa Catarina

Centro de Comunicação e Expressão - CCE

Curso: Letras Inglês

Disciplina: Psicologia Educacional: Desenvolvimento e Aprendizagem.

Professor: Joselma Tavares Frutuoso

INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR, NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR

ELIS GORETT LEMOS DA FONSECA (09412076)

LADY DIANA PATIÑO ARECO (09412149)

RAQUEL MAYSA KELLER (09412210)

Chapecó –SC, outubro, 2011

Sumário

Resumo: 4

1. Introdução 5

2. Fundamentação Teórica 7

3. Procedimentos metodológicos 12

4. Análise dos resultados 14

5. Considerações Finais 19

6. REFERÊNCIAS: 20

7. Anexos 21

Resumo: O relacionamento professor - aluno é um tema que vem sendo investigado, através de diferentes estratégias metodológicas. Este trabalho trata a questão a partirda visão dos professores que participam ativamente do processo de ensino e aprendizagem, tendo por base professores do ensino regular das redes pública e privada e de uma escola livre de idiomas, da região de Chapecó, Santa Catarina, que responderam a um questionário, elaborado com questões abertas e através da observação de aulas. Um estudo comparativo entre as informações fornecidas pelosparticipantes e a literatura de referência, elucida momentos de tensão e de entrosamento entre professores e alunos. A indisciplina aparece como fator mais citado pelos professores funcionando muitas vezes como obstáculo no bom relacionamento aluno-professor. Percebe-se que os professores participantes da pesquisa adotam práticas intuitivas, baseadas na tentativa, erro e acerto.

Palavras-chave:Relacionamento Professor/aluno; Tipos de Comportamento; Processo ensino-aprendizagem.

1. Introdução

A pesquisa é um exercício permanente da busca por respostas às perguntas e indagações que encontramos em nosso cotidiano; quando as inquietações nos incomodam é a pesquisa que nos alivia a sensação de ignorância, frente àquilo que nos faz ignorantes. A pesquisa é a busca constante por saber mais emelhor, mesmo quando acreditávamos saber o já sabido, ela nos apresenta um novo conhecimento, o qual, após conhecermos se tornará velho e conhecido. A pesquisa nos ajuda a localizar ou produzir respostas, a perceber a intencionalidade presente nos fenômenos que observamos. Conforme Paulo Freire: “Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecero que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”.

A realização deste trabalho justifica- se pela relevância de seu objeto de estudo, oportunizando o desenvolvimento permanente da pesquisa qualitativa e o conhecimento profissional das pesquisadoras. Visa compreender como ocorre o processo de interação entre professor e alunos em sala de aula, processo que é de fundamental importânciapara o ensino e o aprendizado do educando e a satisfação do educador. O aprofundamento do assunto oportunizará a realização da atividade de diálogos, entrevistas e observações aos profissionais da área da educação, com embasamento teórico e, devidamente, o tema será abordado individualmente e em forma de questões e quanto à observação da prática docente, suas respostas serão posteriormentediscutidas e analisadas pelas pesquisadoras. Este trabalho se constituirá na abordagem a professores de instituições da rede regular de ensino e de uma escola livre de idiomas da cidade de Chapecó. As ações desenvolvidas e planejadas para o grupo a ser pesquisado, pretende enaltecer seu conhecimento sobre o tema referente à interação entre professor e aluno, o assunto foi escolhido pelas acadêmicas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Momentos da psicologia na educação
  • A "solução final" para o problema da educação
  • Analise de um relatório de estágio metodologias da educação
  • Psicologia de educação
  • Nascimento da psicologia
  • A Psicologia Da Mentira
  • Prova De Epistemologia Da Psicologia
  • Filosofia da educacao

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS