Psicologia hospitalar

Páginas: 24 (5813 palabras) Publicado: 3 de abril de 2011
PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO

PSICOLOGIA HOSPITALAR

Analia Fridman
Erika Iorio
Vanderlucia Rosa Cunha

Professora: Priscilla Lourenço Pinheiro
Confrontadas com o desafio de fazer uma revisão de artigos acadêmicos sobre Psicologia Hospitalar, surgiu a dúvida: o quê é Psicologia Hospitalar? Tem alguma relação com a Psicologia da Saúde? Refere-se aos psicólogos que trabalham no hospital?Em que tipo de hospital? Que tipo de trabalho eles fazem?
A partir de todas estas incógnitas, realizamos uma pesquisa que nos permite definir a Psicologia Hospitalar como uma especialização dentro da Psicologia, que forma profissionais para se desempenharem no contexto do Hospital. O trabalho do psicólogo hospitalar mantém o foco no sofrimento e nas repercussões decorrentes da doença e dahospitalização, realizando uma escuta terapêutica com pacientes hospitalizados e seus familiares.
De acordo com a definição do órgão que rege o exercício profissional do psicólogo no Brasil, o CFP (2003a), o psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário (diagnostico e tratamento) e terciário (tratamento de doenças estabelecidas), atuando eminstituições de saúde e realizando atividades como atendimento psicoterapêutico, grupos psicoterapêuticos, grupos de psicoprofilaxia, atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva, pronto atendimento, enfermarias em geral, psicomotricidade no contexto hospitalar, avaliação diagnóstica, psicodiagnóstico, consultoria e interconsultoria.
Uma grande curiosidade relacionada com aPsicologia Hospitalar é que trata-se de uma especialidade que não existe em outros países. O que no Brasil chamamos de Psicologia Hospitalar, em outros países se denomina Psicologia da Saúde.
E então, o que é Psicologia da Saúde no Brasil? A Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença. Os psicólogosda saúde trabalham com diferentes profissionais sanitários, realizando pesquisas e promovendo a intervenção clínica.
A Psicologia da Saúde fundamenta seu trabalho principalmente na promoção e na educação para a saúde, que objetiva intervir com a população em sua vida cotidiana antes que haja riscos ou se instale algum problema de âmbito sanitário. O trabalho é multiplicador, uma vez quecapacita a própria comunidade para ser agente de transformação da realidade, ensinando a lidar, controlar e melhorar sua qualidade de vida. Dessa maneira, torna-se evidente que a Psicologia da Saúde dá ênfase às intervenções no âmbito social e inclui aspectos que vão além do trabalho no hospital, (Exemplo: Psicologia Comunitária).
Podemos dizer então que a Psicologia da Saúde tem um papelfundamental na prevenção primária, relativa à promoção e educação para a saúde quando não existem problemas de saúde instalados, enquanto que a Psicologia Hospitalar age essencialmente no âmbito secundário e terciário, quando os problemas já se percebem ou estão instalados.
Alguns pesquisadores apontam que o termo Psicologia Hospitalar é inadequado porque pertence à lógica que toma comoreferência o local para determinar as áreas de atuação, e não prioritariamente as atividades desenvolvidas. Os mesmos acham que a adoção do termo Psicologia Hospitalar caminha no sentido oposto à busca de uma identidade para o psicólogo como profissional da saúde que atua em hospitais (Yanamoto, Trindade & Oliveira, 2002).
Fora do Brasil a identidade do psicólogo especialista está associada à suaprática e não ao local em que atua. Os outros países demarcam o trabalho do psicólogo em hospitais como um dos possíveis locais em que atua o psicólogo da saúde.
A Psicologia Hospitalar, desenvolvida no nosso país há mais de 30 anos, foi
regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) apenas no ano de 2000, passando a ser uma especialidade oficial (resolução 14/2000).

Papel do...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • la inclusion de la psicologia en los hospitales publicos
  • Psicología y el amor, hospitalismo
  • Hospital
  • Hospitales
  • La Hospitalidad
  • El hospital
  • Hospital
  • Hospitales

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS