Radio peão

Páginas: 7 (1505 palabras) Publicado: 2 de mayo de 2011
RESUMO RÁDIO PEÃO- ESTUDO

Rádio Peão- Comunicação com o público interno. (Circulação da informação informalmente)

Período da Segunda Guerra Mundial- Atenção do governo americano. Criação de agência de anti-rumores.

Comunicação informal nas organizações: todo tipo de comunicação que não esteja sujeita a regras estabelecidas e/ou normalizadas.

Conceito de comunicação: distinção entre oMEIO (rádio peão) e a mensagem (RUMOR).

Formais x Informais: Alguns autores afirmam que as comunicações informais fazem as empresas funcionarem. Ex: japoneses- depois das 18h, reuniões sociais onde se conhecem mais. O assunto trabalho é proibido. Para eles, é muito importante para a relação de trabalho: estrutura a confiança mútua e facilita a comunicação.

Radio Peão é um fenômeno socialpresente em todas as organizações. Trata-se, como ensina a sociologia de um fato social.

“Ignorada por alguns, temida por outros e usada por muitos. É aquela rede nebulosa da “verdade”, que tudo sabe, tudo vê. Se você quer saber a história real ou apenas aquele grão de verdade, ligue-se na grapevine.” Mishra

Radio Peão é uma maneira de agir presente em todas as organizações. Exerce uma coerçãoexterior sobre o indivíduo, uma vez que qualquer desvio do comportamento esperado ou aceito como regra pelo grupo social (organização) o transforma em alvo e assunto dos seus mecanismos.

É geral a todas as organizações- atua independente das estruturas hierárquicas e funcionais existentes na organização e também dos tipos de organizações existentes. (FATO SOCIAL)

Discrepância- Divergênciasentre o discurso formal e a prática- diferença entre a forma como a pessoa constrói a realidade e como efetivamente a executa.

Efeitos da radio peão:
- mecanismos de persuasão, ridículo, difamação.
- efeito psicológico: perda de prestigio, desprezo
- código de conduta que não pode ser violado impunemente.

Desenvolvimento da estrutura informal entre as pessoas do sistema (Katz & Kahn):ORGANIZAÇÃO (uniformidade / rotina)
PESSOAS (diferenças individuais / necessidade de autodeterminação/ espontaneidade/ realização/ expressa individual de talentos.)

Essa interação gera o desenvolvimento da estrutura informal entre as pessoas do sistema. Elas interagirão, tomarão decisões próprias e cooperarão entre si, e assim encontrarão satisfação para suas necessidades de autodeterminação eauto expressão.
O surgimento das comunicações informais é relevante na empresa. Precisa saber como dirigir o entusiasmo e motivação de grupos informais para a realização da tarefa coletiva.

Radio Peão nada mais é do que um mecanismo real utilizado pelas pessoas de um grupo social, no caso de empresas, para circular informações que estas mesmas pessoas consideram importantes para suasnecessidades.

A maneira como pode ser utilizado tem um significado positivo ou negativo, dependendo do ponto de vista de quem o observa. O conteúdo da mensagem é que carrega essa conotação.

Se a radio peão/ rumor tem origem nas necessidades dos indivíduos, ele termina na satisfação dessas mesmas necessidades.

RUMOR- vários tipos de intenções, objetivos e significados. Processo do rumor: interaçãointer pessoal ante a um fato. Ou pode ser explicada também como proposição especifica ou situação ambígua.

A comunicação nasce da intenção nossa de influenciar os semelhantes a fim de obter-lhes a colaboração na vida em sociedade.

3 fatores importantes do ato comunicativo:

Fator importância: valor que aquele fato tem para a vida dos agentes em interação
Fator Informação: nível deinformação dos agentes sobre o fato
Fator Julgamento: interpretação dada pelos agentes do fato em si, que varia com a experiência, o repertorio e também a cultura dos agentes.

RUMOR→ FATO – INFORMAÇÃO + IMPORTÂNCIA + JULGAMENTO

Fato: pode ser real (contém uma intencionalidade) ou índice (sem)

Rumor é diferente de notícia. O rumor não contém seguros sinais de evidencias.

O rumor se difunde...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • La pea
  • PEA
  • PEA CFK
  • Ejemplo de pea
  • Distractores Del Pea
  • Poblacion y PEA
  • Pea naucalpan
  • Evaluación del pea

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS