Realismo

Páginas: 96 (23863 palabras) Publicado: 19 de noviembre de 2012
REALISMO
Preocupando-se com a verdade dos fatos e a realidade concreta, o Realismo surge como reação ao idealismo e ao subjetivismo românticos. Inicia-se na França, em 1857, com o romance Madame Bovary, de Gustav Flaubert.
As características principais do Realismo incluíam a busca da realidade de vida, mostrada como realmente é, com os lados positivos e negativos; um pessimismo latente, onde ascriaturas eram más e mal intencionadas, ao contrário do Romantismo, onde eram tratadas como bondosas; uso de temas de caráter grosseiro, para chocar os padrões morais do leitor; preocupação em relatar os fatos comuns do dia-a-dia, que no Romantismo eram preteridos pelo extraordinário, pelo invulgar; tudo descrito com minúcias, muitas vezes em demasia.
O Realismo não foi tanto uma escolaliterária como um sentimento novo, uma nova atitude espiritual em que couberam direções muito divergentes, que se alçou contra um idealismo sem idéias. A sua conseqüência mais vital e duradoura foi romper com o patriotismo provinciano dos ultra-românticos, abrindo o espírito nacional a todas influências externas e ampliando a gama de escolha dos motivos literários.
Embora tenha conhecido na França a suaforma mais rigorosa, o Realismo é igualmente um fenômeno europeu.
Em Portugal, as semelhanças entre Realismo e Naturalismo eram muito fortes. O principal representante do Realismo português foi Eça de Queirós, com a publicação do contoSingularidades duma rapariga loira que, na opinião de Fialho de Almeida, foi a primeira narrativa realista escrita em português. Com o aparecimento de O crime dopadre Amaro e de O primo Basílio, ambos de Eça de Queirós, onde Realismo e Naturalismo se confundem, a nova escola implantava-se definitivamente. Mas na década de 1890, o Realismo, cada vez mais confundido com o Naturalismo, já havia perdido muito de sua força.
Características
Objetivismo, impassibilidade, observação e análise. Busca de uma explicação lógica e cientificamente aceitável para osfatos e ações.
Sensorialismo. Impressões sensoriais nítidas e precisas. Predomínio da descrição objetiva. Narrativa lenta, devido ao acúmulo de pormenores. A ação e o enredo perdem a importância para a caracterização das personagens. Personagens esféricas, complexas, multiformes, imprevisíveis e dinâmicas. Densidade psicológica. Ruptura com a linearidade das personagens românticas (Herói x Vilão,Bem x Mal). O autor ausenta-se da narrativa, colocando-se como observador neutro. O "romance que se narra a si mesmo" (Flaubert).
Temas Contemporâneos. Crítica social à burguesia, ao clero, ao obscurantismo provinciano; ao capitalismo selvagem, ao preconceito racial, à monarquia. Romance social, psicológico e de tese. Sexo, adultério, degradação das personagens, assassinatos, triunfo do mal.Preocupação formal. Clareza, concisão, precisão lexical, purismo, vernaculidade. Predomínio da denotação. A metáfora cede lugar à metonímia.
Orientado para a análise psicológica da sociedade, o romance realista tem como tema a riqueza e a miséria resultantes do crescimento desordenado dos grandes centros urbanos. Por isso, seus heróis são indivíduos em conflito com o meio em que estão.Caracteristicas do realismo:
-retrato fiel do personagem
-lentidão narrativa
-interpretação do caráter
-materialização do amor
-determinismo e relação entre causa efeito
-veracidade
-detalhes específicos
Poesia
A poesia realista portuguesa apresenta três tendências :
- Poesia de divulgação – A poesia era um veículo usado para divulgar idéias revolucionárias e reformistas;
- Poesia do cotidiano –Procurava expor a realidade material do dia-dia das pessoas;
- Poesia metafísica – Poesia que relacionava-se com a preocupação em questões filosóficas
Antero de Quental: adotando uma postura oposta ao lirismo ultra-romântico, defende a missão social da poesia e apresenta em sua obra uma busca filosófica da verdade através da própria experiência.
Cesário Verde: também se afasta do lirismo...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Realismo
  • Que Es El Realismo
  • El Realismo
  • Realismo
  • Realismo
  • REALISMO
  • Realismo
  • realismo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS