Reflexões Sobre o Homem e o Trabalho

Páginas: 35 (8711 palabras) Publicado: 26 de octubre de 2011
REFLEXÕES SOBRE O HOMEM E O TRABALHO

* Rubens MlgUacclo Filho

Considerações filosóficas aliadas aos conhecimentos e experiências empresariais ampliam os horizontes da relação homem-trabalho.

Philosophical rejlections joined to administrative knowledge and experience extend lhe horizons of the man-work relationship.
PALAVRAS-CHAVE: Homem, humanismo, trabalho, empresa, ge~ncia, ~tica.KEYWORDS: Man, humanism, work, firm, management, ethic .



, de Emp~

pela EAESP/FGV, Mestrando em Administração Pública e Professor do Programa de Educação ContInuada em Administração de Emprasas da EBAPI FGV.

f
São Paulo, v. 34, n. 2, p. 18-32 Mar./Abr. 1994

18

Revista de Administração de Empresas

REFLEXÕES SOBRE O HOMEM E O TRABALHO

McGregor, no clássico The humam side ofEnterprise, não deixou dúvidas sobre a importância dos fatores humanos na atividade empresarial. É fácil constatar que não trataremos de um tema inédito. Além disso, não temos, pessoalmente, nenhuma pretensão de originalidade, pelo contrário, apresentamos nesse trabalho um conjunto de idéias que não são "propriamente" nossas, mas feitas próprias pela desconcertante profundidade com que nos foramapresentadas. Desde que começamos a nos interessar pela literatura empresarial em 1979, não nos lembramos de termos lido algo tão marcante como os trabalhos elaborados pelo Instituto de Estudos Superiores da Empresa (lESE), e, nos últimos anos, pelo Seminário Permanente Empresa e Humanismo, que congrega a Faculdade de Filosofia e Letras e a Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade deNavarra com empresas e instituições como: IBM, Alcatel, Standard Eletric, Pirelli, Coca-Cola, Hidroeléctrica Espafí.ola,entre outras. Sobretudo, interessou-nos a forma de integrar uma sólida experiência empresarial com conhecimentos e reflexões filosóficas, numa clara opção pelo ser humano frente aos desafios de uma sociedade que, com freqüência, subjulga o homem. O fruto dessas considerações -aparentemente dispersas - poderá abrir novos horizontes para o exercício do trabalho humano: um olhar interior que ultrapassa o fazer para refletir sobre o fazer melhor, de um modo prático e realista. INTRODUÇÃO Durante os anos 80, o prestígio da ética subiu muitos pontos. Depois de uma série de escândalos, compreendese a urgência de revalorizar a ética dos negócios e de transmiti-la aos futuros managers.Tudo indica o nascimento de um novo humanismo. O homem que restou do fracassado projeto moderno precisa ser reconstruído a partir dos postulados de uma nova sensibilidade. Esse caminho é o que vem sendo trilhado no "Seminário Permanente Empresa

e Humanismo", que reúne a Universidade de Navarra (Espanha), através do seu Instituto de Estudos Superiores da Empresa (lESE)- uma das cinco melhoresescolas de negócios da Europa segundo a revista Foriune - com conhecidas empresas transnacionais como IBM, Pirelli, Coca-Cola, Nestlé, Xerox, Nixdorf, entre outras. No programa de apresentação do Seminário, encontram-se as seguintes palavras: "A Empresa é uma instituição deci-

siva para o desenvolvimento econômico, para a dinamização da sociedade e a promoção das liberdades pessoais e públicas.Sua vitalidade expressa a criatividade da trama social e a capacidade dos cidadãos para enfrentar os desafios econômicos, sociais e culturais do presente momento. As raízes da capacidade de empreender se encontram na pessoa humana. Hoje já sabemos que os problemas mais importantes da Empresa não são os tecnológicos, e sim os antropológicos e sociológicos. O atual dirigente empresarial não é só umexper.t em estratégia; tem que ser, sobretudo, um humanista capaz de conhecer com profundidade e rigor os homens e as suas circunstâncias sociais 1 Este trabalho procura apresentar um pequeno mosaico do pensamento presente nesse Seminário e, principalmente, levar os dirigentes de recursos humanos a uma reflexão sobre a característica peculiar do objeto do seu trabalho: seres humanos.
1/.

1....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • lectura reflexiva sobre la tierra
  • Ensayo reflexivo sobre la corrupción
  • Ensayo reflexivo sobre el suicidio
  • Ensayo reflexivo sobre la paz
  • Crítica Reflexiva sobre el Matriarcado
  • Informe Politico Reflexivo Sobre Los Valores
  • Ensayo Reflexivo Sobre Semana Santa
  • Ensayo Reflexivo Sobre La Independencia De Centroamerica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS