Relatorio

Páginas: 18 (4431 palabras) Publicado: 31 de agosto de 2010
SUGESTÃO DE RELATÓRIO A SER ENTREGUE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL
DIDÁTICA GERAL

Acadêmicos: Maira Rech, Clarice Bertuol, Luis González.

BrOffice.orgWriter, Microsoft Word.Para abrir arquivo

1. Características da Escola Linear:

A escola linear:

“A escola costuma limitar a possibilidade de penetrar na experiência do outro;com seus currículos rígidos, fundamentados sobre uma concepção racionalista e linear, a educação escolar muitas vezes se constitui como dominação da razão sobre outras competências e saberes humanos, mais ligados ao espírito, à afetividade, ao emocional. A relação com textos não se dá tanto pela narrativa e pela criação como pela interpretação e análise morfológica, abrindo-se mão da memória e daexperiência pessoal, em nome da centralidade do intelecto, imposta pela busca prioritária de uma compreensão teórica do real e da linguagem.A escola como a conhecemos até agora, enfim, tem muito mais de monologismo do que de polifonia - estou me apropriando de conceitos do lingüista russo Mikhail Bakhtin. Uma escola monológica é aquela em que um único sentido sobressai, impedindo os demais devirem à tona. Esse tipo de trabalho com a linguagem exclui a dimensão criadora; a língua passa a servir, numa análise mais ampla, até mesmo como um instrumento de reprodução do sistema. Em lugar disso, na perspectiva da polifonia, para Bakhtin, é um jogo dramático de vozes "que torna multidimensional a representação e que, sem buscar uma síntese de conjunto, cria uma tensão dialética que configura aarquitetura própria de todo o discurso" (apud Silva e Cid, 1998).Anular a possibilidade da polifonia é anular o diálogo e a reconstrução possível de sentidos, fechando o acesso ao que só poderia ser completado pelo leitor. Clarice Lispector (1980) escreveu: "ao prender o que me aconteceu usando palavras estarei destruindo um pouco o que senti - mas é fatal". Talvez não seja: quem lê reconstrói”.Andrea Cecilia Ramal
Pesquisadora do Centro Pedagógico Pedro Arrupe
Autora de Histórias de gente que ensina e aprende
Doutora em Educação - PUC-RJ
http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm

Se llama así a los establecimientos educacionales cuya didáctica se centra en la enseñanza entendida como transmisión del conocimiento en forma de línea, es decir la enseñanza refleja umaconcepción del conocimiento como uma verdad que há de ser repasada, y a una idea de aprendizaje progresivo, pasivo y receptivo.
La relación Profesor/alumno/conocimiento es asumida em uma perspectiva lineal: Es decir, El profesor transmite el conocimiento al alumno. En esta visión la didáctica, y los recursos que se utilizan son vistos como instrumentales: Es decir proporcionan estratégias y recursosinstruccionales para viabilizar el proceso transmisivo-receptivo. Así em esta modalidad el profesor es visto como el eje y el motor del conocimiento por parte del alumno.

Veamos cómo esto acontece em la realidad: En las escuelas lineales el tiempo utilizado es muy breve y rígido, el conocimiento es lineal y directivista. Con esto la relación profesor alumno se reduce al mínimo, priviligiando elmonólogo del profesor sobre uma clase grande de alumnos que responde individualmente y ejecuta tareas dirigidas. En esa relación apenas um punto de vista es considerado (el del profesor), la participación de los alumnos es difusa y puntual, quedando siempre muchas dudas por aclarar. Dudas y entendimientos equivocados generalmente no se manifiestan, y solo al final son descubiertos em lasevaluaciones.

El mobiliário de las salas está dispuesto de manera que sirve para registrar el habla del profesor, apoyada o no por recursos, como letreros, retroproyectores, vídeos. Em este tipo de didáctica los alumnos muchas veces quedan entediados, y realizando actividades paralelas, permaneciendo solo fisicamente em la sala de aula.

Con esta modalidad no se atiende realmente las necesidades...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Relatoria
  • Relatoria
  • Relatoria
  • Relatoria
  • relatoria
  • RELATORIA
  • RELATORIA
  • Relatoria

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS