Reorientando A Gestão A Partir Do Processo De Autoavaliação A Experiência Do Ifpi

Páginas: 14 (3354 palabras) Publicado: 16 de enero de 2013
REORIENTANDO A GESTÃO A PARTIR DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

Ana Célia Furtado Orsano Sousa & Ana Claudia Galvão Xavier

RESUMO Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência ocorrida nos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), que enfoca a avaliação institucional comoinstrumento de gestão, a partir da experiência construída pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) articulada com as comissões setoriais constituídas em cada campus. Partiu-se do problema: qual a contribuição da autoavaliação para o desenvolvimento institucional? Tem-se uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de análise documental, observação participante e análise dos dados produzidos pelaComissão Própria de Avaliação, em que se pode constatar que a avaliação interna, considerando as atuais políticas públicas de avaliação da educação e o atual contexto do Instituto Federal do Piauí, caracterizado por uma nova institucionalidade, contribui para a redefinição das políticas internas, a partir da construção do conhecimento sobre a instituição, suas fragilidades e potencialidades, e sobrea efetiva construção de uma cultura institucional de valorização da avaliação como instrumento de melhoria da gestão e reorientação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação Institucional. Gestão. Comissão Própria de Avaliação.


INTRODUÇÃO

Em decorrência das novas relações construídas na década de 90 nas áreas econômicas, políticas, culturais,tecnológicas e produtivas da sociedade, o Brasil tem buscado alcançar um nível satisfatório de desenvolvimento que agregue sustentabilidade, qualidade e equidade. A promoção da melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis tem representado uma importante política social no enfretamento das mudanças em todas as áreas da sociedade neste início de século. Redirecionar políticas de expansão e melhoria doensino superior é o grande desafio das Instituições na atualidade. É notório considerar a importância dos sistemas de avaliação nas Instituições da Educação Superior (IES), aperfeiçoando, monitorando o seu desempenho para o alcance satisfatório de qualidade no sistema educacional Brasileiro. A Educação desponta, neste terceiro milênio, como o tema da mais alta relevância em todo o mundo. Logo aautoavaliação desenvolvida na instituição é concebida como uma ferramenta construtiva, dinâmica e processual, não somente para atender uma exigência legal − Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, e Portaria n° 2.051, de 09 de julho de 2004 − mas que deve possibilitar a busca contínua pela elevação do padrão de qualidade nos serviços oferecidos e pela responsabilidade social. Assim, a proposta deautoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) visa contribuir de forma processual e participativa na melhoria e no aperfeiçoamento da qualidade institucional. Em consonância com estas perspectivas, o projeto de autoavaliação é um elemento integrado à Missão do IFPI, que visa “promover uma educação de excelência, direcionada às demandas sociais”, destacando-secomo instituição de referência nacional na formação de cidadãos críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com intervenções transformadoras na sociedade e com o desenvolvimento sustentável, bem como a seus objetivos gerais nas áreas dos cursos que ministra. Esses objetivos, definidos com base na Lei nº 11.892, de 28 de dezembro de 2008, e em consonância com amissão e finalidades do IFPI, estão articulados com as dimensões institucionais e com as metas prioritárias, estabelecidas para o período indicado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o que representa o compromisso da gestão com o desenvolvimento institucional.
A avaliação institucional, neste estudo, é entendida como processo condicionante da gestão sistêmica e da gestão das...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Partida Do
  • La Do Mi Do
  • DO
  • O Do
  • DO
  • El O Do
  • Lo Has Le Do
  • El o do

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS