Resenha De Foucault & Educação

Páginas: 6 (1438 palabras) Publicado: 12 de febrero de 2013
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Disciplina: Questões Contemporâneas da Educação
Professoras: Drª. Elianda Figueiredo Arantes Tiballi e Dra. Iria Brzezinski e
Professor: Dr. José Carlos Libâneo

Doutoranda: Maria Divina Moreira dos Santos Silva

Resenha do Livro:
Foucault & a Educação de Alfredo Veiga-Neto, editora Autêntica, BeloHorizonte, 2003. 160p.

Sobre o autor:

Alfredo Veiga-Neto é graduado em Música (1963) e História Natural (1967), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cursou mestrado em Genética e Biologia Molecular (1975) e doutorado em Educação (1996) pela mesma instituição, com a tese A ordem das disciplinas. Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor ConvidadoEfetivo do PPG-Educação/UFRGS. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo e Pós-Modernidade (GEPCPós/UFRGS) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPQ). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, estudos foucaultianos, crítica pós-estruturalista e interdisciplinaridade. De sua produção intelectual, destacamosas seguintes obras, por ele organizadas: Crítica pos-estructuralista y educación (Barcelona: Laertes, 1997) e Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzscheanas (Rio de Janeiro: DP&A, 2002). De sua própria autoria, publicou Foucault & a educação ( Belo Horizonte: Autêntica, 2005, 2ª. edição).

A tarefa de resenhar um texto sobre o pensamento de Michel Foucault, não é dastarefas mais fáceis de se fazer, uma vez que as categorias e os conceitos do filósofo se aprofundam e enriquecem ao longo do tempo. Além do mais, os diferentes sentidos que certas categorias assumem nos seus escritos, instigam o seu leitor a empreender uma leitura de exploração sempre mais e mais. Foi, pois, a tarefa que empreendeu Veiga-Neto e que culminou nessa brilhante obra, o quarto volume daColeção Pensadores & Educação da editora Autêntica.
Condensar a vasta obra de Foucault e refletir sobre como ela pode ser aplicada na problematização de práticas e teorias educacionais foi a tarefa a que se dedicou Alfredo Veiga-Neto nesse relevante livro Foucault & a Educação publicado pela editora Autêntica, Belo Horizonte, em 2003. O autor e pesquisador brasileiro do campo da educaçãotem trabalhado em análises das questões educacionais com o pensamento de Foucault. Segundo Veiga-Neto faltava, na bibliografia brasileira, um livro que de forma acessível e didática, não apenas explicasse a filosofia de Foucault sobre o sujeito, os saberes, os poderes e as instituições modernas, mas que discutisse o que pode e o que não se pode fazer com e a partir de Foucault. Foucault & aEducação é extremamente relevante por aclarar categorias, caracterizar domínios e conceitos e relacionar as contribuições de Foucault para a pesquisa em Educação. E é de grande valia a apresentação de investigações desenvolvidas com base em Foucault no final de cada capítulo como sugestão de leituras complementares.
Foucault & a Educação está organizado da seguinte maneira: Apresentação,Primeira parte: Situando Foucault, capítulo I. Segunda Parte: domínios foucaultianos, Capítulos II ao V. Terceira parte: temas foucaultianos, capítulos VI aoVIII. Quarta parte: tempos e lugares foucaultianos, capítulos IX e X. As Referencias e por último, informações sobre o Autor.
O capítulo I inicia-se situando Foucault, fazendo um alerta para o fato de que não é muito pertinente falar em métodofoucaultiano ou em teoria foucaultiana. Veiga-Neto adverte sobre a conduta de quem se vale do nome Foucault por este estar na moda. Também são dadas algumas sugestões sobre como melhor aproveitar o pensamento de Foucault e algumas considerações sobre distanciamentos e aproximações entre Foucault e outros autores e perspectivas.
O capítulo II discute as três fases do pensamento de Foucault -...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Foucault e a Análise Do Discurso Em Educação
  • Foucault
  • Foucault
  • Foucault
  • foucault

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS