Resenha Do Texto História A Arte De Inventar O Passado

Páginas: 4 (781 palabras) Publicado: 24 de febrero de 2013
A reinvenção e recriação no ofício do historiador de acordo com História: a arte de inventar o passado

Ariana Mara da Silva

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. História: a arte de inventar opassado. Natal: 2006. 14 p. Disponível em: < http://www.cchla.ufrn.br/ppgh/durval > Acesso em: 31 mar. 2012.

Durval Muniz de Albuquerque Junior é Doutor em História Social pela UniversidadeEstadual de Campinas e, desde 1994 atua como Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e como Professor titular do curso de História na UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte (UFRN). O autor foi Presidente da Associação Nacional de História (2009-2011) e atualmente faz estágio de pós-doutorado na Universidade de Coimbra em Portugal. Experiente naárea de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, Durval Muniz atua, principalmente, nas seguintes áreas: gênero, nordeste, masculinidade, identidade, cultura, biografia histórica eprodução da subjetividade.
História – a arte de inventar o passado, artigo que dá nome ao livro, nos convida a ter outro olhar sobre o passado quando elucida as diferentes maneiras de se escrever epensar a história. Muniz, apesar de não esquecer o rigor dos conceitos, escreve de forma cativante e com sensibilidade se aproxima do tom literário para se fazer entender. A forma como o autor escreve, semquerer dar lições, pode provocar polêmicas por causar desconforto nos adeptos da cientificidade “pura”.
No inicio do artigo Muniz se utiliza de Bouvard e Pecuchét, personagens de um romance deGustave Flaubert para demonstrar como é necessário conhecer todas as versões de uma história para poder julgar. Os objetos que os personagens acumulam e as marcas do passado que eles carregam não faz comque conheçam a história, aí começa a busca incessante pelo conhecimento que acaba com os dois se confessando “desnorteados em matéria de história”. Isso demonstra o que Muniz chama de “relatividade...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Texto História Do Direito
  • Resenha Do Texto "Sozinho No Silêncio Do Seu Quarto: Por Onde Começar"
  • Introduccion Al Arte De Inventar Historias
  • Texto En Passé (Francés)
  • Texto de Mondoñedo Murillo Historia del Arte Americano
  • Historias Inventadas
  • Historia Inventada
  • Resenha Do Filme: A Outra Historia America

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS