Residuos

Páginas: 96 (23858 palabras) Publicado: 21 de noviembre de 2011
II - INTRODUÇÃO

Este trabalho discute a dinâmica e as contradições do mundo moderno, abordando-se especificamente a sociedade moderna e o novo ator social por ela gerado, o catador de resíduos sólidos. Discutem-se também os benefícios da catação de resíduos sólidos para a sociedade moderna, bem como as características e perigos de um lixão a céu aberto.

O problema dadesigualdade social sempre se apresentou ao pesquisador como algo que carecesse de maiores discussões para que fosse evitada a naturalização deste fenômeno que infelizmente não é exclusividade da modernidade.

A questão do consumismo também é outro fenômeno que sempre despertou interesse, vontade de aprofundamento em literaturas, para uma melhor compreensão da dinâmica e funcionamento dasociedade moderna, que tem na produção e no consumo de bens materiais o seu alicerce.

Desigualdade social e consumismo então se constituíram no objeto desta pesquisa à medida que os catadores são pessoas relegadas a periferia social (exclusão) e que seu ofício a catação, só existe em função do consumo exagerado de bens materiais.

Daí nosso objeto de pesquisa ser os coletoresde lixo , e cujos objetivos constituíram-se de: conhecer o perfil dos catadores de lixo e discutir a relação destes com a sociedade moderna do ponto de vista da inclusão/exclusão social e dos benefícios que a ela proporcionam.

O lixo nos últimos anos vem se tornando um problema seriíssimo do ponto de vista sanitário, ambiental, econômico e social. É muito lixo sendo produzido e não sesabe mais onde colocá-lo, principalmente nos grandes centros.

Os aterros sanitários estão se esgotando rapidamente e está cada vez mais difícil encontrar áreas adequadas próximas dos centros urbanos.

Essa grande quantidade de lixo precisa ser acondicionada, coletada, transportada, tratada e /ou disposta de forma adequada para causar o menor dano possível ao ambiente e aohomem.

Este é mais um dos paradoxos da sociedade moderna, isto é, criar formas adequadas para destinar seus rejeitos.

C) Problema

Alguns dos problemas são plenamente visíveis, revelam um extenso comprometimento da qualidade do ambiente e da paisagem local, mas dificilmente podem ser quantificados. É o caso dos prejuízos às condições de tráfego de pedestres e de veículos. Jáos problemas relacionados à drenagem urbana são mais extensos, ocorrendo desde o escoamento superficial, causando o entupimento ou o assoreamento de cursos d'água, de bueiros e galerias (com conseqüentes enchentes) e a degradação das áreas urbanas e da qualidade de vida da sociedade.

Dessa forma, os grandes centros sofrem constantemente com perdas particulares decorrentes de enchentes quese tornam inevitáveis, e impactos em longo prazo, como o resultante da persistente ocupação das áreas naturais, várzeas e outras regiões de baixada, nos ambientes urbanos, que são os sorvedouros da contribuição ocorrente nas áreas impermeabilizadas.

d) Justificativa.
Embora seja possível e prioritário reduzir a quantidade de resíduo durante a produção e até o pós-consumo, eles sempre sãogerados. O fechamento do ciclo produtivo, gerando novos produtos a partir da reciclagem de resíduos, é uma alternativa insubstituível. Assim o desenvolvimento de tecnologias para reciclagem de resíduos ambientalmente eficientes e seguras, que resultem em produtos com desempenho técnico adequado e que sejam economicamente competitivas nos diferentes mercados é um desafio de fundamentalimportância.

O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado. O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem. 

e) Objetivos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Residuos
  • residuos
  • residuos
  • residuos
  • residuos
  • RESIDUOS
  • MIS RESIDUOS
  • Residuos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS