Responsabilidad Etica

Páginas: 61 (15108 palabras) Publicado: 11 de noviembre de 2012
Impresso Especial
9912211301/2008 - DR/RS Conselho Regional de Psicologia 7ª Região

CORREIOS

Ano XI Número 55 Abr | Mai | Jun 2011

Avaliação Psicológica
O Sistema Conselhos elegeu 2011 como o Ano Temático da Avaliação Psicológica. Visando a promover o debate sobre os princípios éticos e técnicos da área e dos instrumentos de Avaliação Psicológica junto à categoria, o CRPRS apresentanesta edição do jornal EntreLinhas uma série de artigos sobre o tema e sua relação com as diversas áreas de atuação da Psicologia.

1

editorial

2

O tema da Avaliação Psicológica foi definido pela Assembléia das Políticas Administrativas e Financeiras (APAF) para o “Ano Temático” no Sistema Conselhos de Psicologia em 2011 e será intensamente discutido nesta edição do Jornal EntreLinhas.Este número abordará o tema a partir das perspectivas da formação, das práticas (na clínica, no contexto escolar, no trânsito, no Sistema Prisional, na habilitação para o porte de arma de fogo), das técnicas e de suas interfaces com os princípios éticos da profissão e com a questão dos direitos humanos. Esperamos que os textos aqui apresentados por conselheiros e colaboradores, vinculados àtemática por suas práticas cotidianas e pela inserção junto às diferentes Comissões do CRPRS onde o mesmo é discutido, possa circular nos meios acadêmicos e profissionais e contribua com o debate que acontecerá em nível nacional e que em nosso Estado terá uma programação específica desenvolvida pelo CRPRS a partir de agosto deste ano. Além de sua temática central, este número do jornal Entrelinhas trazmatérias sobre: as atividades desenvolvidas em junho pela Accademia della Follia, grupo teatral italiano que esteve ligado a Franco Basaglia durante o período de desinstitucionalização dos manicômios da Itália, e que esteve no Rio Grande do Sul por meio de parceria entre o CRPRS, o CFP e a Secretaria Estadual de Saúde; as atividades alusivas ao dia 18 de maio como a Reunião Temática da Comissão dePolíticas Públicas sobre Novas Práticas de Cuidado em Saúde Mental e o II Seminário Internacional Loucos pela Vida – 20 anos de Construção Coletiva, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde e que contou com a presença de Franco Rotelli; ações do CRPRS e CFP em respeito ao tema da diversidade sexual (Reunião Temática da Comissão de Direitos Humanos, notas de repúdio às declarações do deputadoJair Bolsonaro e decisão contra o kit anti-homofobia, Resolução CFP nº 014/2011 que autoriza uso do nome social por profissionais transexuais ou travestis); o Seminário que abordou as implicações da Resolução nº 012/2011, que estabelece novos parâmetros para a atuação dos psicólogos no Sistema Prisional; a pesquisa do CREPOP envolvendo os profissionais que atuam na segurança pública e ainda, atradicional agenda de cursos, congressos, e simpósios para o período. Desejamos a todos (as) uma ótima leitura e convidamos a participar ativamente das ações do CRPRS.

Publicação trimestral do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul
Presidente: Vera Lúcia Pasini Vice-presidente: Vania Roseli Correa de Mello Tesoureira: Alexandra Maria Campelo Ximendes Secretária: Loiva dos Santos LeiteConselheiros: Vera Lúcia Pasini, Loiva Leite, Vania Roseli Correa de Mello, Dirce Terezinha Tatsch, Maria de Fátima B. Fischer, Alexandra Maria Campelo Ximendes, Vivian Roxo Borges, Adolfo Pizzinato, Luciana Knijnik, Elisabeth Mazeron Machado, Roberta Fin Motta, Thêmis Bárbara Antunes Trentini, Sinara Cristiane Tres Soares, Tatiana Baierle, Leda Rubia C. Maurina, Pedro José Pacheco, Deise RosaOrtiz, Nelson Eduardo E. Rivero, Rafael Volski de Oliveira, Melissa Rios Classen, Rosa Veronese, Vânia Fortes de Oliveira, Janaína Turcato Zanchin, Lutiane de Lara, Bianca Sordi Stock, Daniela Deimiquei. Comissão Editorial: Janaína Turcato Zanchin, Vivian Roxo Borges. Jornalista Responsável: José Antônio Leal – Mtb 10375 Estagiária de Jornalismo: Bruna Arndt Redação: José Antônio Leal e Bruna...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ética y Responsabilidad
  • Etica de la responsabilidad
  • La Responsabilidad Ética
  • Etica Y Responsabilidad
  • Etica Y Responsabilidad
  • Etica y responsabilidad
  • responsabilidad etica
  • La etica de la responsabilidad

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS