Responsabilidade Social E Ética

Páginas: 3 (701 palabras) Publicado: 21 de mayo de 2012
1.4 – Responsabilidade Social e Ética

A responsabilidade social não deve ser entendida pela sociedade somente como cuidar do planeta em questões de meio ambiente, plantio de árvores e trabalhoscom reciclagem. Também deve existir o lado da empresa de incentivar os colaboradores à produzir um bom trabalho, e construir a educação com a consciência de que devemos ser uma sociedade do bem. Algunsprofissionais e estudiosos da comunicação dizem que, a empresa jornalística como gestão pode ajudar na divulgação de problemas e consequentemente tentar solucioná-los.
Para isso acontecer, deve-semesclar a forte influência e confiabilidade que o jornalismo oferece à população, com a ajuda social, e assim construir uma sociedade forte e verdadeiramente melhor:
“É ao ser narrada pelo jornalismoque a responsabilidade social empresarial efetivamente se realiza, acontece, passa a ser reconhecida como tal”. (SANTA CRUZ, 2007, p. 04).

As autoridades do país, através do meio jornalísticosaberão as informações organizadas e corretas, pelo fato do profissional do jornalismo ser especialista em emitir as informações tal e como são.
“Se as empresas incorporaram o conceito de responsabilidadesocial à sua gestão como fator de sobrevivência do negócio, os veículos de comunicação, que também são empresas, devem fazer o mesmo, divulgando e desenvolvendo ações sobre o tema”. Revista Imprensa,agosto 2001 (apud, SANTA CRUZ, 2007, p. 03).

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros diz: “É dever do jornalista defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantiasindividuais e coletivas.” (2007, art. 6º - XI). Isso reflete o que o objeto de estudo desse trabalho apresenta. Entre algumas edições analisadas, está presente o assunto “obesidade” e “o homem maisvelho do mundo que vive no meio da selva amazônica”, questionando e informando a sociedade sobre assuntos de utilidade pública que exercem o poder de transformação através da ação jornalística....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Responsabilidade Social
  • etica social
  • Etica social
  • Etica social
  • Ética Social
  • etica social
  • Etica social
  • ETICA SOCIAL

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS