Resumen De La Obra De Malanie Klein

Páginas: 17 (4023 palabras) Publicado: 7 de mayo de 2012
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Técnicas Projetivas
Professora: Marisia Abrão
Aluna: Carolina Isabel Herrera Tapia
















RESUMO DO LIVRO:
INTRODUÇÃO À TEORIA DE MELANIE KLEIN
















Goiânia, 02 de Abril



SEGAL, Hanna. Introdução à Obra de Malanie Klein. Rio de Janeiro Imago, 1975
A contribuiçãode Melanie Klein, para a teoria e a técnica psicanalíticas, podem ser claramente divida em três frases distintas: 1) Estabeleceu os fundamentos da análise de crianças e definiu o Complexo de Édipo e o Superego até as raízes primitivas de seu desenvolvimento; 2) Conduziu à formulação do conceito da posição depressiva e dos mecanismos de defesa maníaca; 3) Formulação do conceito de PosiçãoEsquizo-Paranóide.
Em 1934 em diante, formulou suas descobertas principalmente em termos de seu próprio conceito estrutural de posições. O conceito de "posição" não entra em conflito com o conceito de ego, superego e id, mas tem como teor definir a estrutura real do superego e do ego, bem como o caráter de seus relacionamentos nos termos das posições esquizo-paranóide e depressiva.
No caso da análise decrenças a nova ferramenta foi a Técnica do Brincar. O brincar poderia representar simbolicamente suas ansiedades e fantasias. Visto que não se pode exigir a crianças, pequenas que façam associação livre, ela tratou seu brincar na sala de recreio do mesmo modo como tratou suas expressões verbais, isto é, como expressão simbólica de seus conflitos inconscientes. Essa abordagem forneceu-lhe umcaminho para o inconsciente da criança.
Ela observou crianças de dois anos e meio que manifestavam fantasias e ansiedades edipianas que já tinham claramente uma história. Além disso, as tendências pré-genitais, bem como as genitais, pareciam estar envolvidas nessas fantasias e desempenhar um importante papel nas ansiedades edipianas. O Superego apareceu muito mais cedo do que seria de esperar a partirda teoria clássica, e pareceu possuir características bastante salvagens - orais, uretrais e anais.
Seguindo a simbolização e a repetição da criança, na transferência, de relações de objetos a ansiedades mais primitivas, ela foi levada a ver que as relações de objeto da criança se prolongavam pelo passado, exatamente até uma relação com objetos parciais, tais como o seio e o pênis, precendendo arelação como os pais como pessoas totais. Klein descubrio que a ansiedade suscitada por essas primitivas relações de objeto pode exercer uma constante influência nas posteriores e na forma do complexo de Édipo. Essas primitivas relações de objeto eram caracterizadas pela importância da fantasia. De modo nada surpreendente, quanto mais nova a criança, mais estava sob a influência de fantasiasonipotentes.
Entre essas defesas, negação, divisão, projeção e introjeção mostram ser ativas antes que a repressão se organizasse. Melanie Klein viu que crianças pequenas, incitadas pela ansiedade, estavam constantemente tentando dividir seus objetos e seus sentimentos, e tentando reter sentimentos bons e introjetar objetos bons, ao passo que expeliam objetos maus e projetavam sentimentos maus. Acriança constrói dentro de si mesma um complexo mundo interno. O superego.
Na fase oral-sádica, a criança ataca o seio de sua mãe e o incorpora, ao mesmo tempo como destruído e como destrutivo - "um seio interno perseguidor e mau". Isso, segundo Klein, constitui a raiz primitiva do aspecto persecutório e sádico do superego. Paralelamente a essa introjeção, em situações de amor e gratificação, acriança introjeta um seio amado e amoroso ideal, que se torna a raiz do aspecto ego - ideal do superego. Logo, e parcialmente sob o impacto da frustração e da ansiedade no relacionamento com o seio, os desejos e as fantasias da criança se estendem a todo o corpo de sua mãe, O corpo da mãe é fantasiado como contendo todas as riquezas, inclusive novos bebês e o pênis do pai. Desde que ocorre essa volta...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Introduccion A La Obra De Melanie Klein
  • Introduccion A La Obra De Melanie Klein
  • Introducción a la obra de melanie klein
  • Introducción a La Obra De Melanie Klein
  • Resumen Biografia Melanie Klein
  • resumen melanie klein
  • Resumen Doctrina de Shock, Klein
  • Resumen de melani klein

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS