Resumo De A Luta Pelo Direito

Páginas: 25 (6223 palabras) Publicado: 14 de octubre de 2011
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO

O fim a que visa o direito é a paz, e o caminho para atingi-lo é a luta. Não basta, porém perquirir sobre o fim do direito, é necessário também conhecer o meio para alcançá-lo. E o meio é a luta. O direito, ao buscar o fim, encontra agressões advindas da injustiça. Isso acontece sempre. Por isso, não prescinde nunca de luta. Luta dos povos, dos governos, dasclasses sociais, dos indivíduos.
A idéia de direito compreende uma antítese que tem origem em si mesma e da qual jamais se pode, absolutamente, separar: a luta e a paz; a paz é o fim do direito, a luta é o meio de alcançá-lo. Se o direito não lutasse, isto é, se não resistisse vigorosamente à injustiça, renegar-se-ia a si mesmo.
Esta luta perdurará enquanto o mundo existir, pois o direitoterá de se precaver sempre contra os ataques da injustiça. A luta não é, portanto, um elemento estranho ao direito.
O direito não é uma simples idéia, porém uma força viva; eis a razão por que a justiça, que sustenta em uma das mãos a balança com que pesa o direito, empunha na outra a espada por meio da qual o defende.
A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada éo direito impotente, completam-se mutuamente, e na verdade o verdadeiro estado de direito só pode reinar quando a força despendida pela justiça para empunhar a espada corresponde à habilidade que emprega em manejar a balança.
O direito é um trabalho ininterrupto, e não somente o trabalho de poder público. Toda pessoa que se vê obrigada a afirmar o seu direito, participa neste trabalhonacional e contribui na medida de suas forças para a realização da idéia do direito sobre a terra.
É verdade que este dever não se impõe a todos com o mesmo desafio. Milhares de pessoas passam sua vida regularmente, e sem nenhuma luta, dentro dos limites fixados pelo direito; e se lhes fossemos dizer que o direito é a luta, não nos compreenderiam, porque o direito lhes foi sempre o reino da paze da ordem. No entanto, se a pessoa vive na paz e na abundância, deve pensar que outros lutaram e trabalharam para isto, pois nada se conhece na história que não seja o resultado de penosos e exaustivos esforços.
O direito envolve, como se sabe, um duplo sentido: o objetivo (conjunto de princípios de direito em vigor), e o subjetivo (o precipitado da regra abstrata no direito concreto dapessoa). O direito, em ambos os casos. Deve triunfar ou manter a luta.
Para o Estado que quer manter o reinado do direito é este um ponto incontestável que não exige prova alguma. Entretanto, a questão muda de aspecto se tratada origem do direito.
Segundo a doutrina de Savigny e Puchta, sobre a origem do direito, este se desenvolve insensivelmente sem dificuldade, como a linguagem.Segundo afirma tal doutrina, não é necessário lutar; a própria investigação é inútil porque essa força da verdade que secretamente opera na vida avança com passo lento, porém seguro e sem violento esforços, e o poder da persuasão vai produzindo pouco a pouco a luz nos corações que, operando sob sua influência, o revestem de uma forma legal.
Poderia ser verdadeira? Depositária dessa força éunicamente a lei, que por ação determinada e voluntária do poder público se dá, e isso não por mera casualidade, mas por uma necessidade íntima inerente ao próprio direito. Este é o meio de explicar como as instituições, durante tanto tempo condenadas em princípio, encontraram, todavia modo de viver durante séculos, e não é a vis inerte que as mantém , mas a oposição, a resistência que fazem aosinteresses violados.
O direito considerado em seu desenvolvimento histórico apresenta-nos, portanto, a imagem da investigação e da luta, em uma palavra, dos mais penosos esforços. O espírito humano que forma inconscientemente a linguagem, não se defronta com uma resistência violenta, e a arte não tem outro inimigo a vencer que o seu passado, isto é, o gosto existente. Entretanto não sucede...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Resumen De La Pel Cula Apocalypto
  • Resumen De La Pel Cula
  • RESUMEN DE LA PEL CULA DE S CRATES
  • Direito
  • luto
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS